Veículos elétricos: uma breve introdução

veículos elétricos versus gasolina

veículos elétricosO transporte é responsável por mais de um quarto do consumo atual de energia e um quarto das emissões de dióxido de carbono mundiais. Dois terços dessas emissões vêm de veículos de rodagem, embora a contribuição aérea e marítima esteja crescendo. Caminhões, embarcações e aeronaves estão em desenvolvimento, mas são os veículos elétricos que têm feito os maiores progressos.

 

Os veículos elétricos modernos oferecem uma gama de benefícios que supera os dos carros convencionais. Eles oferecem maior eficiência energética, requerem menos manutenção, são mais silenciosos, não produzem fumaça e representam economia em dinheiro nos postos de abastecimento e recarga. Os veículos elétricos são superiores aos carros a gasolina em arquitetura de designmanutenção e economia de combustível, proporcionando economia em custos operacionais aos consumidores e menores emissões de veículos.

 

O conjunto de tração de um carro elétrico consiste em apenas uma peça, o motor elétrico, enquanto o conjunto motor/câmbio dos carros movidos a gasolina e diesel tem centenas de peças. O design mais simples dos veículos elétricos requer menos manutenção, evita as frequentes trocas de óleo, de filtros e reparos do sistema de exaustão, com troca também menos frequentes de peças.

 

O motor elétrico é cinco vezes mais eficiente no uso de energia do que os motores a explosão interna, além do preço da gasolina ser maior por unidade de energia do que o da eletricidade. A melhor economia de combustível torna a carga dos veículos elétricos mais baratas e eles andam mais quilômetros por unidade de energia equivalente a um litro de combustível fóssil, uma economia imediata para os motoristas que deve girar, nos EUA, entre US$ 300 a U$ 1.300.

 

CARRO ELÉTRICO VERSUS GASOLINA

Fonte: Idaho National Laboratory