ClimaInfo, 26 de fevereiro de 2018

ClimaInfo mudanças climáticas

O STF ADIA DECISÃO SOBRE PONTOS-CHAVES DO CÓDIGO FLORESTAL

O STF adiou mais uma vez a decisão sobre as ações de inconstitucionalidade do Código Florestal. O voto final de Celso de Mello deve sair na 4a feira. Existem 22 pontos do CF em discussão e nem todos os ministros explicitaram seu voto em relação a todos eles. A questão da anistia até 2008 ficou pendente, assim como a possibilidade de compensar áreas desmatadas em outros lugares e a liberação de atividades agropecuárias em APPs de declive e topos de morros.
Alguns pontos parecem ter sido decididos, como o que determina que todas as nascentes, intermitentes ou perenes, devem estar em APPs preservadas. E a não permissão da instalação de lixões e aterros em APP. Por outro lado, o tamanho das APPs nas beiras de cursos d’água ficou determinado pelo leito médio anual, e não pelo máximo, como pleiteavam os ambientalistas. E ficou permitida a plantação de espécies exóticas na recuperação de Reservas Legais.
Como sempre, Gilmar Mendes, pisou nas organizações da sociedade civil que defendem o princípio da precaução, dizendo que “nenhum direito pode ser considerado absoluto”. Com essa frase lapidar, o sujeito rasgou várias cláusulas pétreas da Constituição, aquele documento cuja defesa é a principal missão constitucional do Tribunal. Para mostrar seu lado obscurantista, disse, citando o ilustre Aldo Rebelo, que várias teses defendidas pela comunidade científica, são “mero achismo”.

Talvez ele esteja recebendo iluminação diretamente de alguma divindade que a ciência teima em não reconhecer.
https://www.socioambiental.org/pt-br/noticias-socioambientais/stf-suspende-julgamento-do-codigo-florestal-mas-prejuizo-para-meio-ambiente-ja-e-grande

http://www.valor.com.br/legislacao/5341291/futuro-do-codigo-florestal-ainda-e-incerto-no-supremo#

http://www.valor.com.br/legislacao/5339023/ministros-do-supremo-analisam-22-pontos-do-codigo-florestal


O “ROLO RETROCESSOR” DO CONGRESSO EM MOVIMENTO

Com a retirada da reforma da Previdência da pauta do Congresso, o acordo da bancada ruralista com Temer ficou sem sentido. A bancada parece ter decidido recuperar o tempo perdido e quer forçar a votação da flexibilização do licenciamento ambiental. A tragédia pode ser iminente, já que os ruralistas tentarão aprovar o retrocesso por inteiro, rasgando o acordo feito com o governo em dezembro. A alma do projeto de lei é o esvaziamento do governo federal, do Ibama e do ICMBio, transferindo várias das responsabilidades do licenciamento para o próprio Congresso e para estados e municípios. Teremos, então, dezenas de regulações, um sistema frágil juridicamente e uma sociedade impotente para fiscalizar e punir.

Isto reflete o que há de mais atrasado no mundo do agronegócio, aquele tipo predatório que se apossa da terra, trata-a como trata os demais bens públicos, que parecem estar aí para serem sugados e jogados fora quando esgotados.

Passou da hora do pessoal mais responsável, os que têm uma visão de futuro do próprio negócio, se afastar politicamente do modo de produção aqui implantado desde o Brasil Colônia.
http://www.valor.com.br/politica/5341627/recuo-de-ruralistas-ameaca-votacao-de-lei-ambiental#

http://www.valor.com.br/politica/5341559/acordo-sobre-novo-licenciamento-ambiental-recua#


MPE QUER BARRAR OBRAS QUE AMEAÇAM O PANTANAL

O Ministério Público Estadual de Mato Grosso quer barrar a construção de pequenas centrais hidrelétricas (PCH), assim como das obras da hidrovia Paraguai-Paraná. Pede à Secretaria do Meio Ambiente, ao Ibama e ao Conselho Nacional dos Recursos Hídricos que as licenças a esses empreendimentos não sejam emitidas. Quer esperar a conclusão dos estudos que a Embrapa Pantanal está fazendo sobre as obras. Especificamente sobre 114 projetos de PCHs, entendem que “o Pantanal provavelmente não tem capacidade para suportar tantas PCHs, sendo que o incremento de energia para o país seria de pouco mais de 2%, o que é muito pouco quando se pode colocar em risco a vida deste importante bioma”. Diferente de trabalhos anteriores, específicos de cada empreendimento, o estudo feito pela Embrapa e por universidades compreende uma análise dos impactos conjuntos e sinérgicos sobre a totalidade da bacia hidrográfica.
http://www.folhamax.com.br/cidades/mpe-quer-barrar-pchs-no-pantanal/155467


MINISTÉRIO DA DEFESA TAMBÉM MONITORA A AMAZÔNIA POR SENSORIAMENTO REMOTO

O Censipam (Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia) do Ministério da Defesa, lançou na semana passada o SipamSar (Sistema Integrado de Alertas de Desmatamento) com monitoramento por satélite para detectar desmatamentos e outras operações ilegais e notificar em tempo real o Ibama. Além do desmatamento propriamente dito, o sistema é capaz de detectar garimpos, pistas de pouso clandestinas e atividades de mineração ilegal, entre outros. Entre novembro de 2016 e janeiro de 2018, quando operou com base em fotos aéreas, o sistema anterior mapeou 378 mil hectares de área e emitiu 20 mil alertas.
http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2018-02/governo-divulga-primeiro-balanco-do-sistema-integrado-de-alerta-de

http://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2018/02/23/141994-monitoramento-por-satelite-emitiu-20-mil-alertas-de-desmatamento-na-amazonia-entre-2016-e-2018.html

 

ESPECIAL DA UOL SOBRE AS RENOVÁVEIS NO BRASIL

Fábio Rodrigues, da UOL Economia, produziu um especial sobre as fontes de energia eólica e a fotovoltaica no Brasil. Ele conta do crescimento acelerado dos últimos anos, traz mapas de onde elas estão brotando e por onde elas deverão continuar sua expansão. Rodrigues destaca o impacto bastante positivo, não só na matriz energética, mas também na vida das pessoas dos locais onde a plantas estão sendo instaladas, e na economia de seus  municípios. A matéria ainda fala da evolução de aspectos da regulação que foram se aprimorando nos últimos anos. E termina com um tom mais preocupante, apontando que a recessão derrubou o consumo e, portanto, adiou a necessidade de nova usinas. Com menos encomendas, o tecido econômico que começou a ser urdido em torno das eólicas e fotovoltaicas corre o risco de se desfazer, retardando a penetração e encarecendo a implantação destas fontes.

https://www.uol/economia/especiais/energia-solar-e-eolica-.htm#energia-que-vem-do-ceu

 

200 MIL EMPREGOS EÓLICOS NOS PRÓXIMOS DEZ ANOS

O aumento da geração eólica está gerando milhares de empregos. A continuar a toada que colocou o Brasil em 8o lugar entre os países que mais geram energia a partir dos ventos, até 2026 o setor terá criado 200 mil novos empregos diretos e indiretos e passado dos 30 GW instalados. A ABDI (Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial) mapeou a cadeia de profissionais associada às eólicas e observou que o setor requer um leque amplo de qualificações, desde postos que pedem apenas o ensino médio e fundamental até os que requerem um grau elevado de formação.
http://www.abdi.com.br/Paginas/noticia_detalhe.aspx?i=4291


A VISÃO SEMPRE FOSSILIZADA DA PETROLEIRA BP

A BP soltou sua edição 2018 de seu Energy Outlook, com projeções do futuro da energia no mundo. Sem surpresas, diz que as renováveis continuarão avançando, mas que em 2040 o mundo vai queimar mais petróleo do que hoje. Segundo seu economista chefe, eles rodaram vários cenários procurando entender a dinâmica da transição energética. A base para o futuro em 2040 é um PIB global que dobra, uma população mundial que passa de 9,2 bilhões e, importante, com 2,5 bilhões saindo do nível de pobreza. Assim, preveem que a demanda de energia cresça 35%, principalmente por haver mais gente consumindo, sendo que metade do aumento acontece na China e na Índia. A indústria puxa esse crescimento, apesar de ficar mais eficiente do que é hoje, assim como os transportes também ficam mais eficientes, mas continuam queimando gasolina e diesel. O carvão perde mais espaço para o gás natural na geração elétrica, mais do que para as renováveis. Na visão de futuro da BP, os transportes e outras atividades se eletrificam cada vez mais, mas sem prejudicar seus acionistas. O lema lançado anos atrás, “Beyond Petroleum” (para além do petróleo) agora pode ser entendido como “natural gas fields forever”.
https://www.bp.com/content/dam/bp/en/corporate/pdf/energy-economics/energy-outlook/bp-energy-outlook-2018.pdf

https://www.bp.com/en/global/corporate/bp-magazine/conversations/spencer-dale-on-energy-outlook-2018-interview.html


OPEP 2018 NAMORANDO A RÚSSIA

A OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) tem 14 membros e foi criada para controlar os preços do petróleo. Para isso, seus membros respondem por quase 45% da produção e, mais importante, quase 75% das reservas comprovadas. Dos principais países produtores, não fazem parte do cartel a Rússia, os EUA, a China e o Canadá que, juntos, representam um terço da produção diária, mas apenas 10% das reservas, muito embora as reservas russas e chinesas sejam tratadas como segredo de estado. A OPEP se movimenta para fechar um acordo de longo prazo com Putin e aumentar o controle sobre o mercado, controle hoje ameaçado pelo fraqueamento de Trump. De preferência fixando um preço alto o suficiente para voltar a ter sobras para acalmar sua população, mas baixo o suficiente para inviabilizar o fraqueamento. Dito de outro modo, a Arábia Saudita, cabeça do cartel, parece querer fechar um acordo com Putin para dedicar mais tempo para controlar as tensões políticas e sociais internas e em países vizinhos. No entanto, a Economist pensa que os sauditas podem estar subestimando a exploração dos folhelhos norte-americanos e superestimando seu controle sobre o mercado.
O Brasil é, hoje, o 10o maior produtor, tendo ultrapassado a Venezuela que praticamente parou. A produção brasileira representa 3% da mundial e as reservas comprovadas, incluindo as do pré-sal, não chegam a 1% das reservas mundiais.
https://www.economist.com/news/finance-and-economics/21737262-one-aim-allay-fears-current-pact-will-unravel-opec-mulls-long-term


JUSTIÇA ALEMÃ DECIDE SOBRE VEÍCULOS A DIESEL EM GRANDES CIDADES

Estava programada para amanhã a decisão da justiça alemã sobre a restrição da circulação de veículos a diesel em suas grandes cidades. O processo começou com a ação – impetrada pela DUH (Deutsche Umwelthilfe – ação ambiental alemã) – buscando proibir veículos a diesel em Stuttgart e Düsseldorf. A ação se estendeu para outras cidades e, agora, está nas mãos da Corte Federal Administrativa.

Segundo a Agência Federal de Meio Ambiente, cerca de 70 cidades alemãs registraram níveis de NO2 acima do limite anual médio de 40 microgramas/m³ em 2017. Munique, Stuttgart e Colônia são os casos mais extremos.
Entretanto os juízes pediram mais tempo para estudar melhor a questão.
https://www.afp.com/en/news/2265/judges-delay-ruling-diesel-bans-german-cities-doc-10q97z2


ENQUANTO A BMW FAZ RECALL DE MOTORES DIESEL, A MERCEDES APRENDE MANDARIM

A poderosa BMW está fazendo um recall de 12 mil carros a diesel porque suas emissões reais são maiores do que as medidas em laboratório durante os testes ambientais, um eco do escândalo Dieselgate, no qual a VW foi pega fraudando estes mesmos testes.
Enquanto isto, a chinesa Geely comprou 10% das ações da controladora da Mercedes por US$ 9 bilhões, passando a ser a maior acionista da companhia. A Geely já controla a Volvo Cars, a Volvo trucks, a esportiva inglesa Lotus e a menos conhecida montadora malaia Proton. Os chineses se disseram interessados nos avanços da Mercedes na eletrificação de seus produtos.

A partir de agora, a 奔驰 vai ter que aprender mandarim.
https://www.afp.com/en/news/2265/bmw-recalls-12000-diesel-cars-over-emissions-doc-1108ii3

https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2018/02/montadora-chinesa-vira-maior-acionista-da-dona-da-mercedes.shtml


571 CIDADE EUROPEIAS AMEAÇADAS PELA MUDANÇA DO CLIMA

Um trabalho publicado na Environmental Research Letters mostra os resultados dos impactos climáticos em cidades europeias extraídos de vários modelos rodando o cenário de maior aquecimento global. O cenário base corresponde a um aumento da temperatura média global entre 2,6°C e 4,8°C e foram feitas simulações de alto, médio e baixo impactos. Mesmo no cenário de baixo impacto, o sul da Europa, em especial Portugal e Espanha, sofre secas bem mais severas do que as enfrentadas até agora. Já o Reino Unido verá mais enchentes e, por exemplo, a cidade de Cork receberá o dobro de água por enchente. Nos três cenários, todas as 571 cidades estudadas passarão por um número maior de ondas de calor e, nelas, a temperatura máxima também sobe, chegando a picos de até 14°C nos piores cenários.
http://iopscience.iop.org/article/10.1088/1748-9326/aaaad3/meta
https://qz.com/1212443/climate-changes-impact-on-europe-all-571-cities-are-destined-for-worse-heat-waves-droughts-or-floods/


ÁRTICO: TEMPERATURAS MUITO ACIMA DO NORMAL

O inverno ainda não terminou no Ártico e já parece verão. As temperaturas por lá bateram o recorde de 45°C acima do normal para esta época do ano. Na estação meteorológica mais ao norte do mundo, na ponta norte da Groenlândia, a temperatura permaneceu 24 horas seguidas acima de zero. Lembrando que o Sol só vai aparecer em março. Em 2011 e 2017 as temperaturas chegaram aos mesmos níveis. Dessa vez, correntes de ar quente estão varrendo todo o Ártico. Em Utqiaġvik, no norte do Alasca, a temperatura chegou a 1°C negativo, quarenta graus acima do normal. Com tanto calor, a extensão do gelo bateu o recorde negativo: a menor medida até hoje. As populações costeiras já estão sofrendo um impacto imediato: sem a proteção do manto de gelo, as ondas fortes dessa época estão invadindo as vilas e danificando casas e instalações. As análises indicam que o sistema não vai mais voltar às temperaturas e extensões de gelo de poucas décadas atrás.
Aliás, não é só o Ártico que está quente. Ao longo da costa norte-americana do Atlântico, a temperatura também chega a 30°C acima do normal. Em Nova York, na 4a feira passada, ela chegou a 24°C ainda em pleno inverno.
https://www.washingtonpost.com/news/capital-weather-gang/wp/2018/02/21/arctic-temperatures-soar-45-degrees-above-normal-flooded-by-extremely-mild-air-on-all-sides/

https://thinkprogress.org/february-record-breaking-temperatures-faed2dcf217b/

 

Siga o ClimaInfo nas redes sociais: www.facebook.com/climainfo e www.twitter.com/climainfonews