ClimaInfo, 23 de maio 2018

ClimaInfo mudanças climáticas

PREÇO DO DIESEL PROVOCA RESPOSTAS DESASTRADAS DO GOVERNO

A política de preços Petrobrás, particularmente a do diesel, atraiu nos últimos dias tiros de todos os lados. A greve dos caminhoneiros, que fechou várias estradas do país, fez a discussão chegar ao Congresso, à vários dos ministérios e ao Planalto. Nos jornais de hoje, várias colunas de opinião ressaltavam o quanto esta política pode influenciar as eleições e o futuro do país (só faltou alguém dizer que o Brasil vai perder a Copa por causa do preço do diesel). A direção da Petrobrás bateu o pé e disse que não mudará sua política porque ela é parte fundamental do plano de recuperação da empresa e busca alinhar os preços dos derivados ao mercado internacional. Mas ontem mesmo anunciou uma redução no preço do diesel e, estranhamente, uma redução ainda maior no preço da gasolina, cujos consumidores não entraram em greve. Rodrigo Maia, o presidente do congresso que é candidato a presidente do país (e genro do ministro da energia),  também decidiu entrar numa seara que não é de sua competência anunciando que a CIDE, uma das taxas que incidem sobre os combustíveis, será zerada. Assim, zerando um imposto que é pago em grande parte pelos donos de carros particulares, Maia pretende distribuir os custos por toda a sociedade, um movimento que aumenta a pornográfica desigualdade de renda do país. A Associação Brasileira dos Caminhoneiros disse em nota que a medida não impactará a mobilização da categoria, já que a CIDE representa apenas 1% dos 27% de tributos incidentes no diesel e “vai reduzir no máximo uns R$ 0,05 do litro do diesel”.

https://www.metropoles.com/brasil/apos-protestos-petrobras-anuncia-reducao-do-diesel-e-da-gasolina

http://www.valor.com.br/empresas/5540361/petrobras-reduz-diesel-e-gasolina-em-meio-discussoes-sobre-precos#

http://www.valor.com.br/brasil/5541763/governo-vai-zerar-cide-sobre-combustiveis-afirma-maia#

https://blogs.oglobo.globo.com/miriam-leitao/post/amp/petrobras-vai-rejeitar-na-reuniao-com-o-governo-qualquer-tipo-de-interferencia.html

http://www.valor.com.br/opiniao/5539613/greves-petroleo-e-cambio#

http://www.valor.com.br/brasil/5539869/dilema-entre-eleitor-e-mercado-pode-nao-agradar-ninguem#

http://www.valor.com.br/brasil/5539861/governo-discute-reducao-da-frequencia-de-repasses

http://www.valor.com.br/brasil/5539865/sinais-de-interferencia-levariam-reacao-na-estatal#

http://www.valor.com.br/brasil/5539871/aumentam-os-riscos-para-o-crescimento#

http://politica.estadao.com.br/blogs/coluna-do-estadao/discussao-sobre-gasolina-tenta-preservar-presidente-da-petrobras/

 

CADA UM TEM SUA PRÓPRIA META PARA O RENOVABIO

O Renovabio entrou na etapa de definição das metas que serão impostas às distribuidoras de combustível e, na semana passada, aconteceu a consulta pública para discutir uma proposta do governo que levaria a uma redução de 10% na intensidade da emissão de carbono dos combustíveis até 2030, em relação ao que foi projetado para acontecer sem o programa. O que apareceu na consulta, não surpreendeu ninguém. As distribuidoras, atrizes principais do programa, disseram que qualquer coisa acima de 4% não funcionará porque os produtores não darão conta da demanda. Os produtores disseram que precisam trabalhar com uma meta de 12% para remunerar os investimentos necessários. A insuspeita indústria do petróleo se alinhou com os distribuidores, claro.

Um dos problemas a ser enfrentados pelo Renovabio é a variação do preço do petróleo, como a alta destas duas semanas. O programa pretende encarecer o combustível fóssil para torná-lo menos competitivo frente aos biocombustíveis. Mas as projeções feitas pelo governo não podiam prever que o preço do barril chegaria a US$ 80 tão rapidamente e que, se a Petrobrás mantiver sua política de preços, a gasolina ficará “naturalmente” mais cara do que o etanol. Teoricamente, o preço do diesel afeta pouco o preço do etanol. Mas vai saber se os usineiros aproveitarão para ganhar um pouquinho mais. Não se sabe se a governança do Renovabio terá agilidade suficiente para ajustar metas e certificados para manter o programa funcionando, ou se as altas e baixas do petróleo e do açúcar tornarão as metas do programa irrelevantes.

http://digital.estadao.com.br/o-estado-de-s-paulo/20180521/282003263083664

 

BRASIL TEM TUDO PARA PARAR DE DESMATAR

O site Mongabay está publicando uma série de artigos sob o sugestivo título de “Agronegócio na Amazônia”. Na semana passada, Giovanni Ortolani escreveu sobre zerar o desmatamento na Amazônia a partir do relatório que o Grupo de Trabalho pelo Desmatamento Zero lançou no ano passado durante a COP em Bonn chamado “Desmatamento zero na Amazônia: como e porque chegar lá”. Do lado das causas, Ortolani destaca o fato das áreas desmatadas valerem mais do que as com floresta, e isso atrair grileiros de terras públicas, protegidas ou não. Ele também destaca a necessidade de aliar mais comando e controle contra quem desmata ilegalmente com dar um jeito da floresta em pé valer mais do que a área desmatada. Para isso, é preciso desenvolver cadeias de valor a partir da biodiversidade, aproveitando, por exemplo, moléculas para as indústrias farmacêuticas, químicas e de cosméticos. Ortolani também lembra que o agronegócio deve se expandir para as áreas já abertas hoje ocupadas por criações ineficientes de gado.

O Grupo de Trabalho pelo Desmatamento Zero é formado pelo Greenpeace, Instituto Centro de Vida, Imaflora, Imazon, Instituto Socioambiental, IPAM, TNC e WWF.

https://news.mongabay.com/series/amazon-agribusiness/

https://news.mongabay.com/2018/05/brazil-has-the-tools-to-end-amazon-deforestation-now-report/

http://www.greenpeace.org/brasil/pt/Noticias/Estudo-lancado-na-COP23-indica-caminhos-para-o-Brasil-zerar-o-desmatamento-na-Amazonia/

 

Para ir ou acompanhar

O GT pelo Desmatamento Zero organiza um seminário sobre o desmatamento zero para esta 5a feira, 24/5, das 9h00 às 12h00, no Radisson Paulista, em São Paulo. O debate será transmitido ao vivo pelo link YouTube e as inscrições podem ser feitas no link google abaixo.
https://www.youtube.com/IPAMclima/

https://sites.google.com/ipam.org.br/caminhosparaodz/

 

VENDEDORES DE AGROTÓXICOS ANDAM FELIZES COM AUMENTO NAS VENDAS

Depois de algum tempo com grandes estoques de agrotóxicos parados nos canais de distribuição no Brasil, país que lidera as vendas globais dos produtos, as mais importantes multinacionais desse mercado começam a ver suas se normalizarem. Os motivos da baixa nas vendas parece ter sido a coincidência de atrasos no plantio de grãos nos EUA e da safrinha de milho no Brasil, e a seca na Argentina que afetou muito a safra de soja daquele país. As previsões de receitas e lucros das Bayer, Dow, DuPont, Basf e Syngenta indicam aumentos de mais de 20% e valores na casa dos bilhões de dólares.

Nossa sugestão a quem busca entender o rolo compressor ruralista pela aprovação do PL do Veneno no congresso exatamente neste momento: que tal colocar estas flutuações do mercado entre as explicações? Se aprovado, o PL impulsionará ainda mais os resultados da indústria… e os bônus dos senhores deputados (em ano de eleição).

http://www.valor.com.br/agro/5539623/multis-de-defensivos-ja-veem-melhora-de-vendas-no-brasil#

 

AGRONEGÓCIO BANCA PALESTRAS DE NEGACIONISTA CLIMÁTICO

O meteorologista aposentado Luiz Carlos Molion, que nega a existência das mudanças climáticas, tem dado 50 palestras por ano em diversos estados brasileiros pago por empresas do agronegócio como Syngenta, Agrosul (concessionária da John Deere máquinas agrícolas), Fertilaqua (adubos) e por associações de produtores, prefeituras e governos estaduais. A Folha de S. Paulo esteve em uma de suas palestras e o ouviu dizer que “o aquecimento global é um mito: a temperatura mundial não está aumentando, nós vivemos ciclos de aquecimento e resfriamento que sempre existiram”.

O meteorologista aposentado pelo Inpe goza de pouca credibilidade no mundo acadêmico. Como diz Carlos Nobre, presidente do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas, e também ex-pesquisador do Inpe, “alguém dizer que a molécula de gás carbônico não exerce efeito estufa atmosférico, isto é, que não absorve e reemite radiação térmica, é uma asneira anticientífica equivalente a dizer que a Terra é plana”.

Procuradas pela Folha, as empresas que bancam as palestras disseram não compactuar com as ideias do palestrante e afirmaram estar comprometidas com ações de mitigação das mudanças climáticas. A Fertilaqua disse que contrata Molion porque ele tem boa credibilidade para previsão do tempo e é demandado por clientes, não por causa de sua campanha contra o aquecimento global.

A matéria da Folha vale muito mais pela discussão que apresenta do clima e de suas transformações no Matopiba. Boa leitura.

https://arte.folha.uol.com.br/ciencia/2018/crise-do-clima/cerrado/agronegocio-banca-palestras-de-cetico-sobre-mudanca-climatica-para-ruralistas-no-matopiba/

 

A REVOADA DAS GRANDES DO PETRÓLEO PARA A AMÉRICA LATINA

Não é só no Brasil. As maiores petroleiras do mundo estão apostando sério na América Latina, região rica em petróleo que restringiu a operação destas empresas no passado. ExxonMobil, Shell, BP e outras participaram de leilões de áreas petrolíferas off-shore no Brasil e no México, de reservas de xisto na Argentina e de grandes descobertas na Guiana. As grandes irmãs estão se aproveitando de vários países da região terem liberalizado seus mercados para compensar suas dificuldades fiscais ou a queda na produção de petróleo. Além disso, as irmãs têm poucas outras alternativas, já que a América Latina tornou-se uma das poucas áreas do mundo, à exceção dos EUA, onde têm oportunidades lucrativas para a abertura de poços. Muitos países com grandes reservas de petróleo e gás, como a Arábia Saudita e o Iraque, reservam suas melhores oportunidades para suas próprias petroleiras, e sanções dos EUA colocam a Rússia e o Irã fora de jogo.

http://www.valor.com.br/empresas/5539689/america-latina-muda-e-atrai-maiores-petroleiras-mundiais#

 

SEGURO ENCARECE ELETRICIDADE DO CARVÃO

Nesse último ano, várias seguradoras disseram que cobrarão prêmios maiores de térmicas a carvão, e outras declararam que não irão mais assegurar estas atividades. O aumento do custo do seguro que virá da escassez da oferta do serviço terá como uma de suas consequências o aumento do preço da eletricidade a carvão. Isso, claro, dá ainda mais força para as renováveis, e para o gás natural.

As seguradoras, que em geral não são boazinhas, viram que a mudança do clima impacta seu caixa por conta dos prêmios a serem pagos em consequência de eventos extremos. Manter o aumento da temperatura abaixo dos 1,5oC é uma questão de rentabilidade do seu negócio e não um altruísmo simbólico.

https://www.smh.com.au/business/the-economy/insurance-industry-shift-from-coal-could-mean-higher-power-prices-20180518-p4zg68.html


CHINA E ÍNDIA CONTINUAM A LIDERAR A EXPANSÃO DA FOTOVOLTAICA E A FAZER O PREÇO CAIR

A IEEFA (Instituto para a Economia e Análise Financeira da Energia) publicou um relatório sobre os avanços da geração fotovoltaica e a mudança que esta causa no mundo elétrico. Os destaques são a velocidade do crescimento na China e na Índia e os ganhos de escala obtidos que puxam os preços para baixo. A escala alcançada passou a contar com o apoio fundamental dos mercados internacionais de capitais que assumem papel cada vez mais importante para os governos nacionais. A indicar que o mercado solar é realmente global, a Argentina está construindo uma das maiores plantas solares do mundo, com 300 MW de capacidade. A planta está sendo construída no salar de Cauchari, no norte do país, próxima à fronteira com o Chile, a 4 mil metros acima do nível do mar. É um dos locais com maior insolação da Argentina. As renováveis estão avançando por lá, com parques eólicos sendo inaugurados a cada mês.

http://ieefa.org/ieefa-report-advances-in-solar-energy-accelerate-global-shift-in-electricity-generation/

https://www.bloomberg.com/news/articles/2018-05-21/china-india-lead-global-solar-power-expansion-as-costs-fall

https://www.infobae.com/sociedad/2018/05/21/un-parque-solar-jujeno-figura-entre-las-obras-de-energias-renovables-mas-grandes-del-mundo/

 

MONTADORAS DIZEM A TRUMP QUE MUDANÇA DO CLIMA É REAL

Pode soar estranho, mas a Aliança dos Fabricantes de Automóveis dos EUA mandou uma carta à Casa Branca de Trump dizendo que é verdade que o clima está mudando e que as empresas apóiam o programa de metas de eficiência do estado da Califórnia. Trump e seu diretor da Agência de Proteção Ambiental querem obrigar a Califórnia a afrouxar sua legislação porque acham que esta prejudica os negócios. Bom, se os fabricantes dos carros dizem que as metas são boas, talvez quem não goste das metas sejam as petroleiras que venderão menos combustível. O estado da Califórnia prometeu batalhar na justiça para manter seu programa, que é adotado por 12 outros estados. Para as montadoras, a dualidade de padrões é muito ruim, porque teriam de seguir duas ou mais regulações e ainda esperar por decisões judiciais. A Casa Branca não comentou.

https://www.bloomberg.com/news/articles/2018-05-21/carmakers-tell-white-house-that-climate-change-is-real-in-letter

 

MOVIMENTOS DAS MASSAS

Na última década, 250 milhões de pessoas tiveram que se deslocar dentro de seus países, principalmente devido a tempestades, inundações ou fome. Embora os desastres naturais forcem muito mais pessoas a se afastarem de suas casas, os conflitos as mantêm longe por muito mais tempo. Em 2017, quase duas vezes mais pessoas foram deslocadas por conflitos do que em 2016. Quatro quintos destes deslocamentos aconteceram no Oriente Médio e na África, principalmente na Síria e na República Democrática do Congo.

https://www.economist.com/graphic-detail/2018/05/22/weather-and-violence-displace-millions-inside-borders-every-year

 

RELAÇÃO ENTRE CO2 E AQUECIMENTO GLOBAL FOI DESCOBERTA POR UMA CIENTISTA

Até há pouco, a descoberta de que o acúmulo de CO2 e vapor d’água na atmosfera iria esquentá-la era atribuída ao físico escocês John Tyndall. Em 1859, Tyndall começou a estudar o que hoje é chamado de forçamento radiativo. Recentemente um geólogo aposentado descobriu trabalhos da norte-americana Eunice Foote mostrando a relação entre o CO2 e o aquecimento da atmosfera publicados três anos antes dos trabalhos de Tyndall. O geólogo Ray Sorenson pensa que, na época, ninguém levou o trabalho a sério porque, afinal, era “só” uma mulher, enquanto Tyndall era um respeitado cientista. Sorensen achou importante trazer à luz o trabalho de Foote e dar a ela o devido reconhecimento.

https://thinkprogress.org/female-climate-scientist-eunice-foote-finally-honored-for-her-contributions-162-years-later-21b3cf08c70b/

 

Siga o ClimaInfo nas redes sociais: www.facebook.com/climainfo e www.twitter.com/climainfonews