ClimaInfo, 29 de maio 2018

ClimaInfo mudanças climáticas

FAZENDA DIZ QUE REDUÇÃO DO PREÇO DO DIESEL SERÁ PAGA POR “ALGUÉM”

O ministro da fazenda, Eduardo Guardia, disse ontem que a redução de R$ 0,46 no litro de diesel prometida aos caminhoneiros será obtida por meio da redução de impostos (R$ 0,16 para cada litro zerando a CIDE e R$ 0,11 cortando o PIS/Cofins) e de subsídios orçamentários (R$ 0,30). A conta deve dar uns R$ 10 bilhões. Como a carga tributária não deve mudar, Guardia disse que “haverá aumento para alguém”. A perda de arrecadação será compensada pela reoneração da folha e outras ações, que serão anunciadas após a aprovação da reoneração. Guardia disse também que “nós sabemos o que vamos fazer”.

Além de subsidiar o diesel da Petrobras, o governo Temer subsidiará também o diesel importado, hoje responsável por 25% do consumo total,

para que os importadores não fiquem em desvantagem competitiva em relação à estatal.

Por outro lado, a Receita Federal acaba de divulgar que, só neste começo de ano, arrecadou R$ 500 bilhões, 8,3% a mais do que no ano passado. Dá a bagatela de R$ 41 bilhões. Parte desse monte de dinheiro veio da inesperada arrecadação de royalties do petróleo porque o preço do barril disparou. Se essa parte for “só” 25%, já daria para cobrir as promessas feitas aos caminhoneiros sem mexer em mais nada.

No mínimo, os caminhoneiros ensinaram como chantagear este governo.

http://www.valor.com.br/brasil/5554059/guardia-governo-vai-compensar-queda-no-diesel-com-outras-tributacoes

https://oglobo.globo.com/economia/mecanismo-de-subvencao-incluira-importadores-de-diesel-22724143

https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2018/05/com-aumento-do-preco-do-petroleo-arrecadacao-tem-melhor-abril-desde-2014.shtml

 

INDÚSTRIA E AGRONEGÓCIO SÃO CONTRÁRIOS A PROMESSA FEITA POR TEMER AOS CAMINHONEIROS

A indústria e o agronegócio estão preocupados com a promessa de tabelamento dos fretes feita aos caminhoneiros pelo governo Temer. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) considera a MP 832 “um grande retrocesso”. Segundo a CNI, a medida que tabela os valores dos frete para o transporte rodoviário de cargas “infringe o princípio da livre iniciativa e é ineficaz” por não corrigir “o problema de excesso de oferta de caminhões no mercado”. E várias entidades do agronegócio se manifestaram contra o PL 121/17 que tramita no congresso e que também estabelece um frete mínimo no transporte rodoviário de carga.

Aliás, o agro prometeu processar as empresas de transporte pelas perdas de produtos nesses dias parados que somam prejuízos de milhões de reais.

http://www.valor.com.br/brasil/5554327/tabelamento-dos-precos-de-frete-e-um-retrocesso-para-o-brasil-diz-cni

https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,greve-fecha-167-fabricas-de-alimentos-no-pais,70002327162

 

INFLAÇÃO À VISTA

E a greve dos caminhoneiros está causando prejuízos para a indústria e o varejo de alimentos. A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) informou que 167 fábricas do segmento em todo o país estão sem funcionar, entre elas plantas da JBS e da BRF. As exportações que deixaram de ser realizadas já somam US$ 350 milhões. Os supermercados estimam que o prejuízo dos varejistas já supere a marca de R$ 1,3 bilhão, sendo R$ 400 milhões só em São Paulo.

Além dos prejuízos e das fábricas paradas, as empresas fabricantes de alimentos também estão com dificuldade para alimentar os animais e estima que cerca de 1 milhão de aves correm risco de morte, que 64 milhões de pintinhos e frangos já morreram e que 20 milhões de suínos também devem estar recebendo alimentação insuficiente.

Estima-se que serão necessários dois meses para que a distribuição dos produtos seja normalizada depois do fim da greve.

https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,greve-fecha-167-fabricas-de-alimentos-no-pais,70002327162

 

TRANSPORTE DE CARGAS NO BRASIL É DOS MAIS CAROS E INEFICIENTES

O Fantástico da TV Globo exibiu neste domingo uma reportagem sobre a adicção do Brasil ao transporte rodoviário. A jornalista Sônia Bridi mostrou que o Brasil é extremamente dependente de petróleo e de caminhões. Sessenta por cento das cargas do país vão sobre rodas, em estradas ruins, quando poderiam ir muito mais barato por ferrovias e pelos rios. A matéria diz que o transporte de cargas do Brasil é um dos mais caros e ineficientes do mundo e quem paga a conta somos nós.

E uma matéria feita com perguntas e respostas pela DW diz que a greve dos caminhoneiros expõe a dependência brasileira do transporte rodoviário de carga, que por aqui é responsável por mais de 60% da circulação de produtos.

http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2018/05/transporte-de-cargas-no-brasil-e-dos-mais-caros-e-ineficientes-do-mundo.html  

http://www.dw.com/pt-br/o-que-o-transporte-por-caminh%C3%B5es-representa-para-o-brasil/a-43934181

 

APAGÃO DOS COMBUSTÍVEIS REFORÇA A NECESSIDADE DE DESCARBONIZAR O TRANSPORTE

Na revista Página 22, gente de organizações ambientalistas diz que a atual crise do diesel mostra que a excessiva dependência dos combustíveis fósseis é um sério problema de segurança nacional e que a solução sustentável, no médio e longo prazos, passa pela diversificação dos modos de transporte, pela eletrificação destes e pelo uso de fontes renováveis de energia.

http://pagina22.com.br/2018/05/28/apagao-dos-combustiveis-reforca-necessidade-de-descarbonizar-o-transporte/  

 

DAS VANTAGENS DA DIVERSIFICAÇÃO DOS MEIOS DE TRANSPORTE

Ao contrário do que acontece na maioria das cidades do interior de São Paulo, em Bauru não há corrida para abastecimento nos postos de combustível. Há muitos anos a cidade é abastecida por trens que saem diretamente dos terminais da Refinaria de Paulínia (Replan), na região de Campinas. https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,abastecida-por-trem-bauru-nao-fica-sem-gasolina-e-diesel,70002327729

 

CAI O PREÇO DO BARRIL DE PETRÓLEO

Vai ser um bom teste: depois que quase ultrapassar os US$ 80 por barril, o preço do petróleo deu uma pirueta e caiu, basicamente porque os dois maiores produtores, a Arábia Saudita e a Rússia, combinaram de aumentar a produção, possivelmente para evitar que o fracking americano ressurgisse. O movimento provocou um efeito quase inédito: a referência do preço do barril é, na verdade, dois preços: uma cesta de petróleos do Mar do Norte comercializados em Londres e chamado de Brent, e uma cesta menor de petróleos dos poços terrestres do Texas chamado, apropriadamente, de Western Texas. Em geral, a diferença dos dois não passa de US$ 3, mas ontem bateu em US$ 10. Analistas dizem que reflete a diferença de percepção entre os europeus que importam da Rússia e dos norte-americanos que têm o fracking de reserva.

Nesses estranhos dias que vivemos, com os preços dos combustíveis congelados para baixo, essa notícia talvez não suscite nenhum comentário.
https://oilprice.com/Energy/Crude-Oil/US-Oil-Exports-Eat-Into-OPEC-Market-Share-In-Asia.html

https://oilprice.com/Energy/Oil-Prices/Oil-Slides-As-Saudis-Russia-Consider-1-Million-Bpd-Output-Boost.html

 

PETROLEIRA QUER CARREGAR CARROS ELÉTRICOS NO MESMO TEMPO QUE SE ENCHE UM TANQUE

A petroleira BP está investindo US$ 20 milhões no desenvolvimento de um carregador super-rápido de baterias para veículos elétricos. A meta é simples. Carregar um carro deve demorar o mesmo tempo que leva para encher o tanque de um veículo convencional. A BP busca dar o recado a seus acionistas de que não vai ficar presa no petróleo, ao mesmo tempo em que mostra a ambição de ser atriz importante num futuro de baixa emissão.
https://www.bloomberg.com/news/articles/2018-05-22/bp-invests-in-tech-to-charge-cars-as-quickly-as-filling-gas-tank

 

UMA TEMPESTADE MILENAR QUE CAI DUAS VEZES EM SEGUIDA

E A PRIMEIRA TEMPESTADE TROPICAL SE APROXIMA DOS EUA

Na cidade de Ellicott, no estado de Maryland, no leste americano, as fortes chuvas que caíram no final de semana provocaram enxurradas que arrastaram carros pelas ruas principais e deixaram uma pessoa desaparecida. Um morador disse que: “Dizem que esta enchente pode acontecer uma vez a cada 1.000 anos. Esta é a segunda que cai em dois anos seguidos.”

A tempestade tropical Alberto se aproxima da costa sudeste dos EUA e os governos dos estados da Flórida, Mississippi e Alabama decretaram estado de emergência. A previsão é que Alberto provoque prejuízos de mais de US$ 1 bilhão. A ameaça desta vez recai menos no litoral e mais no interior destes estados.
https://abcnews.go.com/Lifestyle/wireStory/maryland-community-heartbroken-flood-years-55480754 https://www.rawstory.com/2018/05/17-horrifying-photos-videos-wall-water-ellicott-city-maryland-flood-waters-carry-away-cars/

http://fortune.com/2018/05/27/alberto-economic-losses-gulf-coast/

 

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