ClimaInfo, 27 de junho 2018

ClimaInfo mudanças climáticas

NOVO RECORDE DE GERAÇÃO EÓLICA NO NORDESTE

No último sábado, as plantas eólicas do nordeste bateram seus recordes de geração de energia e, também, de pico de geração. A média de geração durante o dia chegou a 6.475 MW-médios e o pico do dia atingiu 7.311 MW, o que corresponde a 80% de toda a demanda da região. Falta pouco para a eólica gerar toda a demanda nordestina, mesmo que por poucas horas.

https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,geracao-de-energia-eolica-bate-novo-recorde-no-nordeste,70002368146

 

GOVERNO PARECE SE ESFORÇAR PARA DESORGANIZAR SETOR ELÉTRICO

Míriam Leitão escreveu que “o setor de energia no Brasil é uma sucessão inacreditável de confusões, prejuízos, regulação errada, má gestão e ocupação política de cargos”. Em especial, a jornalista comenta as trapalhadas do governo no caso Eletrobras: a privatização da empresa empacou no congresso, e as concessões de 6 distribuidoras do Norte e Nordeste vencem no final de julho. O governo apresentou um projeto de lei para facilitar a venda destas empresas, mas não conseguiu sequer que o congresso aceitasse colocar a análise do projeto em regime de urgência. Daí que, dois estados do Nordeste e quatro estados do Norte correm o risco inédito de não terem uma empresa de energia os atendendo. Especialistas do setor não fazem ideia do que pode acontecer, nem de como resolver o problema.

https://blogs.oglobo.globo.com/miriam-leitao/post/enigma-energetico.html

 

CALCULADORA FOTOVOLTAICA PERMITE ESTIMAR CUSTO DE INSTALAÇÃO DE SISTEMA SOLAR NO SEU TELHADO

O WWF lançou uma ferramenta bastante completa para simular o custo da instalação de um sistema fotovoltaico de pequeno porte nos telhados de casas e empresas. A ferramenta leva em conta o local, sua insolação e a tarifa real da eletricidade, que varia bastante entre as concessionárias. A calculadora foi desenvolvida em parceria com o Banco do Brasil e simula, também, as condições reais de financiamento.

http://www.eficienciaverdebb.com.br/

https://www.wwf.org.br/wwf_brasil/?65983/Lancada-calculadora-para-viabilizar-projetos-de-energia-fotovoltaica

http://www.jb.com.br/economia/noticias/2018/06/17/mais-barata-e-eficiente-energia-fotovoltaica-entra-de-vez-nos-planos-de-grandes-e-pequenos/

 

DESTRINCHANDO A PRODUÇÃO, A IMPORTAÇÃO E O CONSUMO DO DIESEL NO BRASIL

Por conta da greve dos caminhoneiros, apareceram recentemente mais especialistas em petróleo e derivados do que técnicos de futebol em plena Copa do Mundo. Com a mesma paixão, alguns disseram ser necessário privatizar a Petrobras e outros defenderam animadamente a nacionalização total do setor. Em tempo de colocar alguma ordem na conversa, Marcelo Gauto, químico industrial e especialista em petróleo e gás, dissecou em um artigo longo, porém simples e claro, o emaranhado do diesel no país usando números de comércio exterior, de produção de refinarias e dados de consumo. Leitura recomendada para quem quer ser um técnico melhor.

http://epbr.com.br/deficit-historico-de-diesel-e-a-politica-de-precos-da-petrobras/

 

AUMENTO DE VÔOS NÃO É BOM PARA O CLIMA

O transporte de carga por avião aumentou no último mês como reflexo da greve dos caminhoneiros. Empresas estão procurando o transporte aéreo para mitigar custos e riscos provocados pela greve. Enquanto isso, no Reino Unido, o Parlamento aprovou a construção da 3a pista do aeroporto de Heathrow, apesar da forte campanha ambiental contrária, que contou inclusive com a participação do prefeito de Londres, Sadiq Khan. As duas notícias podem ser boas para as companhias aéreas, mas são ruins para o clima. A gasolina e o querosene de aviação, fósseis, ainda não têm substitutos que emitam menos. Assim, a indústria aérea está sendo pressionada para definir metas de aumento de eficiência. Mas como não basta aumentar a eficiência, pressiona-se também, para que assumam formas de compensar as inevitáveis (por enquanto) emissões.

http://www.valor.com.br/empresas/5618893/transporte-aereo-de-carga-cresce-no-pais#

https://www.newstatesman.com/heathrow-expansion-third-runway-climate-change-vote-job-creation

 

MAIS SOBRE A APROVAÇÃO DO RELATÓRIO DO PL DO VENENO

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) repudiou em nota a aprovação ontem do PL do Veneno na comissão especial da câmara. Segundo a SBPC, faltou debate com a sociedade sobre uma lei de consequências “potencialmente catastróficas”. E o jornal inglês The Guardian colocou em manchete os protestos contrários ao enfraquecimento do controle do uso de agrotóxicos no Brasil proposto pelo relatório Nishimori aprovado ontem. O PL agora vai à votação no plenário da câmara e, se aprovado, segue para o senado. O presidente da câmara já avisou que será difícil colocar o projeto em pauta, dado o grande número de proposições na fila. Não é de se descartar a possibilidade de tudo ficar para o ano que vem. Mesmo assim, o núcleo ruralista comemorou a vitória com festa, já que conseguiu trazer congressistas para Brasília em plena 2a feira, durante a Copa do Mundo, e logo depois das festas de São João. Na festa, paga por empresários (quem?), a deputada Tereza Cristina foi coroada musa do veneno.

Em outubro, lembrar de não votar nem na musa nem em seus 17 parceiros venenosos. A lista dos deputados que aprovaram o relatório está correndo nas redes sociais e está, também, no último link desta nota.

https://g1.globo.com/natureza/noticia/projeto-de-lei-quer-mudar-legislacao-dos-agrotoxicos-no-brasil-entenda.ghtml

http://www.valor.com.br/agro/5618865/comissao-aprova-pl-sobre-agrotoxico#

http://www.jornaldaciencia.org.br/edicoes/?url=http://jcnoticias.jornaldaciencia.org.br/1-sbpc-repudia-aprovacao-do-pacote-do-veneno-na-comissao-especial-da-camara/

https://www.theguardian.com/world/2018/jun/26/toxic-garbage-will-be-sold-here-outcry-as-brazil-moves-to-loosen-pesticide-laws

https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2018/06/ruralistas-festejam-musa-do-veneno-em-festa-apos-aprovacao-de-relatorio-sobre-agrotoxicos.shtml

https://mundosustentavel.com.br/mundo-sustentavel/aprovaram-o-pacote-do-veneno-e-agora/

 

FRANÇA INAUGURA PLANTA DE RECICLAGEM DE PLACAS FOTOVOLTAICAS

O vento e o sol são as fontes de energia mais limpas que temos. Mesmo assim, os aerogeradores e as placas fotovoltaicas são feitos de materiais que, após sua vida útil, precisam ser tratados adequadamente. Para isso, a francesa Veolia inaugurou a autodeclarada primeira planta de reciclagem de painéis fotovoltaicos. A operação começa com capacidade de reciclar as 1,3 mil toneladas de painéis que sairão de operação na França durante este ano. E a empresa já trabalha na ampliação para dar conta de 4 mil toneladas. Um painel típico tem, em peso, entre 65% e 75% de vidro, 10% e 15% de alumínio, 10% de plástico e entre 3% e 5% de silício, este último sendo o elemento fotovoltaico, e uma fração pequena de cobre para a fiação. Na planta da Veolia, todo esse material é moído para ser usado na produção de novas placas.

E por falar em energia solar, a Europa está vendo recordes de geração. Na semana passada, no Reino Unido, as plantas fotovoltaicas deram um pico de quase 10 GW. No começo da próxima semana, prevê-se para a Alemanha um pico de 30 GW.

Para comparar: a potência máxima da hidrelétrica de Itaipu, a segunda maior do mundo, é de 14 GW.

https://www.reuters.com/article/us-solar-recycling/europes-first-solar-panel-recycling-plant-opens-in-france-idUSKBN1JL28Z

https://www.bloomberg.com/news/articles/2018-06-25/solar-power-records-abound-in-europe-with-heatwave-set-to-spread

 

ENCONTRADAS AS MISTERIOSAS FONTES DE CFCs DA CHINA

No mês passado, pesquisadores denunciaram na Nature terem encontrado sobre a China níveis misteriosamente altos de CFCs, família de gases de efeito estufa que destrói a camada de ozônio e que é proibida pelo Protocolo de Montreal. Uma equipe do New York Times, apoiada pela EPA (agência proteção ambiental dos EUA), foi atrás dos responsáveis e descobriu uma localidade na China onde fábricas estavam usando o CFC-11 (clorofluorcarboneto) na expansão de isolantes térmicos usados em aparelhos de ar condicionado e geladeiras. Não ficou claro se impulsionada pelas investigações do NYT, mas a agência ambiental chinesa acabou identificando que oito empresas, em quatro províncias, usavam ilegalmente o CFC-11. O proprietário de uma das fábricas disse ao New York Times que só soube que o produto químico era ruim para a atmosfera no ano passado, mas que seguia usando o gás por este ser mais barato que os substitutos: “é assim que sobrevivemos”.

https://www.nytimes.com/2018/06/24/world/asia/china-ozone-cfc.html

http://www.climatechangenews.com/2018/06/25/mysterious-emissions-banned-greenhouse-gas-traced-chinese-factories/

 

MAR DE BARENTS ESTÁ MUDANDO RAPIDAMENTE

O Mar de Barents está deixando de ter um ecossistema ártico, frio e com águas frescas, e se assemelhando ao Atlântico Norte, mais quente e mais salgado. Barents corresponde a um pedaço do oceano que margeia a Noruega e a Rússia e cobre uma área de 1,6 milhões de km2, o tamanho do estado do Amazonas. Os resultados de 10 anos de pesquisas acabam de ser publicados na Nature. Sigrid Lind, do Instituto de Pesquisa Marinha na Noruega, diz que o ecossistema ártico pode colapsar e desaparecer em 10 ou 20 anos.

https://www.nature.com/articles/s41558-018-0205-y

https://e360.yale.edu/digest/a-key-arctic-sea-has-undergone-profound-shifts-as-region-warms

https://www.carbonbrief.org/atlantification-arctic-sea-tipping-towards-new-climate-regime

 

MUDANÇA DO CLIMA E EL NIÑO, JUNTOS, PODEM ACABAR COM AS FLORESTAS TROPICAIS

Soube-se recentemente que um dos impactos do último El Niño fez as florestas tropicais do mundo emitirem mais CO2 do que absorverem, quando o regime normal é justamente o oposto. Nas Américas do Sul e Central, o El Niño provocou secas que reduzem a capacidade de absorção de CO2 das árvores. No sudeste da Ásia, a temperatura mais elevada provocou muito mais incêndios do que de costume, mandando muito mais CO2 para a atmosfera. Pesquisadores temem que um próximo El Niño possa levar a floresta – ou pedaços dela – para um ponto sem retorno. A recomendação, claro, é deixar todas as florestas em pé. O artigo na Mongabay traz um longo e detalhado relato dos impactos de um clima mais quente somado a um El Niño mais forte.

https://news.mongabay.com/2018/06/could-el-nino-and-climate-change-spell-the-end-for-tropical-forests/

 

Siga o ClimaInfo nas redes sociais: www.facebook.com/climainfo e www.twitter.com/climainfonews