ClimaInfo, 12 de julho 2018

ClimaInfo mudanças climáticas

AS MENTIRAS PROPAGADAS SOBRE OS AGROTÓXICOS

O Observatório do Clima produziu o Agromitômetro, analisando as meias verdades e mentiras deslavadas do discurso ruralista sobre os agrotóxicos. Os deputados ruralistas dizem que a legislação é velha. O Agromitômetro lembra que a lei passou por modificações ao longo do tempo e que não pode ser chamada de velha. Outro ponto do discurso ruralista diz que as moléculas mais modernas são mais eficientes e que, com elas, o consumo de agrotóxicos diminuirá. O Agromitômetro mostra que esta eficiência se traduz em aumento de área plantada. Os dados mostram que o uso de agrotóxicos na cultura de soja triplicou entre 2000 e 2012, enquanto que nas outras lavouras, o uso cresceu 1,6 vez. A quantidade de agrotóxicos por hectare de soja cresceu 64%, enquanto a produção de soja por quilo de herbicida caiu 43%. Em toda a agricultura, o uso de agrotóxicos cresceu três vezes mais que a produtividade e dez vezes mais que a população. No material feito sobre uma pesquisa bastante robusta, tem muito mais que vale a pena conferir.

http://www.observatoriodoclima.eco.br/agromitometro-verdades-e-mentiras-no-discurso-dos-ruralistas-sobre-pesticidas/

 

CADEIA DE SUPERMERCADOS PROMOVE PECUÁRIA SEM DESMATAMENTO

O Carrefour vai investir mais de R$ 8 milhões na melhoria da produtividade da pecuária na região do norte do Mato Grosso, promovendo o desmatamento zero. O projeto “Produção Sustentável de
Bezerros” dará prioridade de compra a pequenos pecuaristas cadastrados que elevem sua produtividade sem prejuízos ao meio ambiente. Os bezerros serão engordados em uma fazenda parceira e, daí, irão para a Marfrig para o abate. O governo do Mato Grosso participa apoiando a regularização ambiental das propriedades.
https://www.valor.com.br/agro/5647765/carrefour-investe-em-pecuaria-sustentavel#

 

CACAU BAIANO AMEAÇADO PELA MUDANÇA DO CLIMA

O aquecimento global pode comprometer a produção baiana de cacau. Esta é uma possibilidade levantada por um estudo feito sobre os impactos do El Niño de 2015-16 sobre as plantações de cacau. O El Niño provocou uma forte seca na região cacaueira na Bahia. A mortalidade de árvores subiu 15% e a produtividade da lavoura chegou a despencar 90% em certas regiões. Os modelos climáticos preveem que o calor e a seca ficarão mais acentuados no futuro. É possível termos um mundo com menos chocolate no futuro.

http://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0200454

 

A QUANTAS ANDAM OS OBJETIVOS DO SUBDESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO BRASIL?

O Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para Agenda 2030 publicou sua avaliação da performance do país em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Vamos mal tanto no atacado quanto no varejo. No geral, “os orçamentos de políticas e programas importantes para a sociedade e para o meio ambiente estão menores ou zerados” e “os abismos sociais entre ricos e pobres se aprofundam”, enquanto “consolida-se a exclusão histórica baseada em raças, etnias, identidade de gênero e orientação sexual”. O relatório tem 84 páginas dissecando os 17 ODS no país. Vale a pena citar mais uma frase: “o governo federal e o Congresso Nacional não (são) representativos dos perfis de gênero, raça e condição social da população brasileira, portanto distantes de sua realidade… (eles) estão, obviamente, escolhendo o rumo da insustentabilidade e do retrocesso.”

http://pagina22.com.br/2018/07/11/brasil-vai-na-contramao-dos-objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel-mostra-relatorio/

 

DESMATAMENTO É 2º MAIOR RESPONSÁVEL PELO AQUECIMENTO GLOBAL

A FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) soltou na semana passada a versão 2018 de seu “O Estado das Florestas no Mundo”, mostrando que o desmatamento é responsável por cerca de 20% das emissões globais de gases de efeito estufa. As florestas estão perdendo área, principalmente nos países em desenvolvimento e, em especial, na África subsaariana, na América Latina e no sudeste da Ásia. Na África, 63% da população depende da lenha e do carvão vegetal. O trabalho também aponta uma forte correlação entre pobreza e florestas. No Brasil, por exemplo, pouco mais de 70% das áreas de florestas fechadas apresentam taxas de pobreza elevadas. A FAO estima que mais de 250 milhões de pessoas que habitam florestas e seus entornos vivem abaixo da linha de pobreza extrema: 63% estão na África e 34% na Ásia. Claro fica que cuidar das florestas é um fator-chave para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

https://nacoesunidas.org/desmatamento-e-2a-maior-causa-das-mudancas-climaticas-revela-fao/

http://www.fao.org/publications/sofo/en/

 

TESLA CONSTRUIRÁ FÁBRICA DE 500 MIL CARROS ELÉTRICOS POR ANO NA CHINA

A Tesla fechou um acordo com o governo chinês para construir uma fábrica com capacidade de produção de meio milhão de carros elétricos por ano. O mercado chinês é o segundo maior comprador dos carros de Elon Musk e a guerra comercial de Trump pode ameaçar este mercado com as sobretaxas e retaliações de cada lado. Analistas estão se perguntando quanto custará esta nova fábrica, de onde virá o dinheiro e quais as chances de sucesso no competitivo mercado chinês.

Musk segue o caminho da icônica fabricante de motos Harley-Davidson, que anunciou a construção de uma nova fábrica na Europa, também para fugir da onda protecionista de Trump.

https://www.valor.com.br/empresas/5650497/tesla-tera-fabrica-na-china-para-500-mil-carros-eletricos

https://www.bloomberg.com/news/articles/2018-07-10/tesla-is-said-to-plan-china-plant-with-500-000-vehicle-capacity

https://www.bloomberg.com/view/articles/2018-07-10/tesla-s-future-in-china-will-be-won-on-beijing-s-terms

 

O AVANÇO DOS ÔNIBUS ELÉTRICOS (FORA DO BRASIL)

Uma fração significativa das licitações para a compra de novos ônibus em várias cidades do mundo vem especificando veículos elétricos. Na semana passada, novos contratos que especificam a compra de veículos equipados com baterias foram oferecidos em Santiago (Chile, 100 ônibus), Minneapolis (EUA, 8 ônibus), Berlim (Alemanha, 30), Sofia (Bulgária, 20), Gotemburgo (Suécia, 30). É bem provável que os ônibus migrem para a eletricidade mais rapidamente do que outras formas de transporte, em parte porque os prefeitos preocupados com a poluição e a mudança climática têm, em geral, mais autoridade sobre a compra de ônibus do que qualquer outro veículo nas cidades. A licitação de linhas de São Paulo, que implica compra de milhares de veículos nos próximos 20 anos, perdeu a oportunidade.

https://pandaily.com/byd-to-deliver-100-electric-buses-in-chile/

http://www.startribune.com/metro-transit-fleet-will-soon-include-electric-buses/487522831/

https://www.electrive.com/2018/06/05/bvg-orders-30-electric-buses-for-berlin/

https://seenews.com/news/sofia-public-transport-co-to-open-tender-for-20-more-electric-buses-618692

http://www.route-one.net/articles/Volvo_wins_its_largest_single_order_for_electric_buses

 

ÍNDIA: EXCESSO DE OFERTA DE PAINÉIS BAIXA PREÇO DA ENERGIA SOLAR

A queda nos preços dos painéis solares decorrente do excesso de oferta resultante dos cortes nos subsídios chineses começa a afetar os leilões indianos. Um leilão realizado na semana obteve o preço de 3,5 centavos de dólar por kWh para uma oferta de 600 MW. Embora este nível de preço tenha sido obtido já uma vez, leilões nos meses recentes tinham registrado aumentos nos preços devido a preocupações com os custos de financiamento. Além do excesso de oferta de painéis, analistas apontam um motivo adicional para o baixo preço: o comprador neste caso é uma organização do governo central indiano, e não de algum estado menos digno de crédito.

https://www.pv-magazine.com/2018/07/04/india-acme-solar-wins-600-mw-project-at-lowest-ever-indian-tariff/

 

FRANÇA QUER INSTALAR 20 GW SOLARES ATÉ 2023

A França divulgou planos para aumentar a instalação de painéis fotovoltaicos buscando alcançar 20 GW até 2023, o equivalente a 5% do total da capacidade de geração solar instalada atualmente em todo o mundo. Os planos envolvem a instalação de painéis por grandes varejistas e pelo exército francês, mas, principalmente, pela gigante estatal de eletricidade EDF, que prometeu instalar 10 GW até 2035, e pela petrolífera Total que prometeu instalar outros 10 GW ao longo de 10 anos.

https://www.capital.fr/economie-politique/solaire-le-gouvernement-devoile-des-mesures-pour-accelerer-le-mouvement-1295477

 

CONCESSIONÁRIA CALIFORNIANA COMPRA 2 GW DE BATERIAS

A PG&E, a maior concessionária de eletricidade da Califórnia, anunciou leilões de compra de quatro sistemas de baterias com capacidade total de 2 GWh. O estímulo para a decisão parece ter sido a constatação de que essas baterias oferecerão custos mais baixos para o gerenciamento da demanda de pico de eletricidade do que o das três plantas de ‘pico’ movidas a gás hoje existentes. Esta tendência – baterias substituindo termelétricas a gás natural de ciclo aberto – provavelmente deve se espalhar pelo mundo, deprimindo ainda mais o mercado de novas turbinas a gás.

https://www.metering.com/news/pge-new-energy-storage-projects/

 

CRESCIMENTO POPULACIONAL MUDARÁ O MUNDO ATÉ 2100

O Brasil perderá nos próximos anos o posto de 5a nação mais populosa, sendo ultrapassado pela Nigéria e pelo Paquistão até 2025. Após 2060, as populações de Congo, Etiópia, Tanzânia, Uganda, Egito e Níger também deverão superar a brasileira e, até 2100, o país deixará o grupo 10 mais populosos.

As mais recentes projeções demográficas da ONU indicam que o boom populacional global, recentemente concentrado na Ásia, deve migrar para a África. Até 2100, a África deve ser responsável por 80% da expansão demográfica e atingir 4,5 bilhões de habitantes, contra os 1,3 bilhão atual, praticamente empatando com a Ásia, que deve chegar ao final do século com 4,8 bilhões. Enquanto isso, a população das Américas deve crescer de pouco mais de 1 bilhão para cerca de 1,2 bilhão, e a da Europa deve cair dos atuais 740 milhões para cerca de 650 milhões.

Analistas se mostram preocupados com a África. A pobreza caiu naquele continente, mas não tanto quanto na América Latina e na Ásia, porque, com o forte crescimento populacional, a renda per capita tem aumentado lentamente. Dados do Banco Mundial mostram que a fatia da população que vive com menos de US$ 1,90 (R$ 7,50) por dia caiu de 55% para 42% na África Subsaariana, região menos desenvolvida do continente, entre 1990 a 2013. Este recuo é muito menor que o da média global, que caiu de 35% para 11%, com resultado do robusto crescimento econômico da Índia e da China. Por conta disso, a região hoje concentra mais da metade da população extremamente pobre do mundo. Uma das ameaças ao futuro da África são os efeitos de mudanças climáticas – em parte decorrentes do crescimento populacional global -, que têm contribuído para a elevação dos preços de alimentos, entre outras coisas. Para escapar desse cenário, um consultor do Banco Mundial diz que o continente precisa aumentar os investimentos em educação, principalmente das meninas.

Para o Brasil, as projeções da ONU indicam que, a partir de 2025, a fatia de crianças e idosos começará a aumentar em relação ao total de brasileiros em idade ativa. Até 2100, haverá quase 9 dependentes para cada 10 brasileiros de 15 a 64 anos, o dobro do atual. E o país terá que encarar o fim das vantagens da dinâmica demográfica com indicadores pífios de eficiência econômica. Segundo o economista Bráulio Borges, da FGV, de 1995 a 2015, a produtividade do trabalho avançou 1,6% ao ano em países com características econômicas similares às brasileiras. É o dobro do avanço do Brasil no período. Tal desempenho resulta de esforços insuficientes para melhorar a qualidade do ensino, o ambiente de negócios e a infraestrutura. Sem impulso da demografia, ficará cada vez mais difícil reverter o cenário.

https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2018/07/crescimento-populacional-fara-mundo-mudar-de-cara-ate-2100.shtml

https://www.un.org/development/desa/publications/world-population-prospects-the-2017-revision.html

 

Siga o ClimaInfo nas redes sociais: www.facebook.com/climainfo e www.twitter.com/climainfonews