ClimaInfo, 31 de julho de 2018

ClimaInfo mudanças climáticas

TCU DIZ QUE O PAÍS PRECISA DE GRANDES HIDRELÉTRICAS NA AMAZÔNIA

Nos cálculos de Augusto Sherman, ministro do Tribunal de Contas da União, o consumidor brasileiro terá prejuízo de R$ 23 bilhões em 30 anos, ou R$ 774,4 milhões por ano, com a substituição da construção da hidrelétrica de São Luiz do Tapajós por termelétricas. Nas contas dele, Tapajós também evitaria a emissão de 6,5 milhões de toneladas de CO2 anuais que seriam gerados por uma termelétrica a gás natural de ciclo combinado, considerada uma das menos poluentes numa comparação com outros combustíveis, como óleo diesel ou carvão.

As contas podem estar certas, não conferimos, mas o problema são as premissas: por que não considerar as eólicas? Ou as fotovoltaicas?

Seria bom o TCU considerar alternativas mais próximas das tendências do século 21, ou ao menos buscar não se juntar a lobbies.

https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,sem-novas-hidreletricas-brasileiro-tera-prejuizo-de-r-23-bi-em-30-anos-aponta-tcu,70002414871


EM ANAPU, PARÁ, A VIOLÊNCIA É CONTRA DEFENSORES DA TERRA OU DO MEIO AMBIENTE

Eliane Brum conta sobre a violência em Anapu, no Pará, onde, em 2005, a missionária Dorothy Stang foi assassinada por fazendeiros da região. E onde, desde 2015, ocorreram 16 assassinatos de defensores de camponeses e do meio ambiente. No seu artigo, Eliana chama a atenção para que não se confundam grileiros e bandidos com agricultores. O texto é longo, mas importante: “toda vez que um grileiro é chamado de “fazendeiro”, e a grilagem é chamada de “agronegócio”, a origem criminosa é apagada e seus protagonistas são promovidos a uma atividade bem vista e valorizada em nações jovens como o Brasil… É semelhante ao que acontece com a “bancada ruralista” no Congresso. Quantos daqueles deputados são fazendeiros ou agricultores ou criadores de gado que atuam na legalidade? Qual é a história factual e jurídica de suas propriedades? Qual é o seu passado? E o seu presente? Quem são seus reais financiadores? A qual lobby de fato estão a serviço? O que produzem concretamente para alimentar quase 208 milhões de brasileiros?… A palavra “ruralista” junta sob a mesma bandeira produtores que atuam na legalidade a grileiros, desmatadores e outros agrobandidos. Sob o jargão “ruralista” eles se legitimam diante de uma população que valoriza o trabalho no campo, mesmo quando o que fazem de fato não tem nem mesmo uma remota ligação com colocar comida na mesa da população. Ao contrário. Suas ações predatórias não apenas se apropriam do que é público, pelo caminho da corrupção e da força, mas também corrompem a terra, a água e o planeta que é a casa de todos, ameaçando justamente a produção de alimentos. Há, portanto, que se ter muito cuidado com as palavras. Grande parte dos agricultores brasileiros, homens e mulheres trabalhadores, possivelmente é contra o agrobanditismo que mancha seu nome de sangue.”

https://brasil.elpais.com/brasil/2018/07/30/opinion/1532957463_995238.html


SISTEMA CANTAREIRA EM ESTADO DE ALERTA, MAIS UMA VEZ

O sistema Cantareira, principal fonte de abastecimento de água da região metropolitana de São Paulo, chegou a 40% da sua capacidade, entrando em estado de alerta. Esse era o nível em julho de 2015, no meio da crise hídrica. Faz mais de 60 dias que a região não recebe chuvas significativas. A previsão é que volte a chover nesta semana. O candidato Alckmin deve estar tendo pesadelos. Em 2014, candidato à reeleição ao governo do estado, torturou a verdade de todas as maneiras para não admitir o racionamento que acontecia na prática. Desde a última crise hídrica, Alckmin fez várias obras de transposição de bacias, mas não mexeu um dedo para recuperar as florestas que protegem os mananciais, fomentar a eficiência do uso de água na agricultura, promover a eficiência do uso final na indústria e nas residências, ampliar a reservação urbana das águas das chuvas, aumentar o reuso etc. etc. Escolheu a repetição da história como farsa.

https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2018/07/30/sistema-cantareira-entra-em-estado-de-alerta-com-pior-julho-desde-2015.htm


AGÊNCIA OFICIAL DIZ QUE HÁ MAIS DE 12 MIL CASOS DE INTOXICAÇÃO POR AGROTÓXICOS TODO ANO

A Radioagência Nacional disse que o Ministério da Saúde registra de 12 mil a 14 mil casos de intoxicação por agrotóxicos todo ano. Em 2016, foram quase 500 mortes. E o Ministério sabe que esse número absurdo está subestimado. A Organização Mundial da Saúde supõe que só um caso em 50 é reportado e entra nas estatísticas oficiais. Seriam, portanto, pelo menos mais de 60 mil casos todo ano. Na mesma nota, a Radioagência Nacional desmonta o argumento da bancada ruralista, para a qual sem agrotóxicos não há produção de alimentos, quando mostra que “80% dos produtos são aplicados em soja, milho, cana-de-açúcar e algodão, normalmente plantados em larga escala”.
http://radioagencianacional.ebc.com.br/geral/audio/2018-07/brasil-tem-12-mil-intoxicacoes-por-agrotoxicos-ao-ano-mapa-destaca-esforco-em

 

GENERAL EX-PRESIDENTE DA FUNAI SE JUNTA A CONSELHO DA MINERADORA BELO SUN

O general Franklimberg Ribeiro de Freitas “foi saído” da presidência da Funai há pouco mais de 2 meses e deveria, pelas regras vigentes, estar cumprindo quarentena. Mas, na 6a feira, soube-se que ele havia sido incorporado como titular do Conselho Consultivo para Assuntos Indígenas, Comunitários e Ambientais da mineradora e passaria a se reportar diretamente ao CEO da Belo Sun, a empresa que pretende abrir uma mega mineração de ouro na Volta Grande do Xingu, vizinha à hidrelétrica Belo Monte. O processo de licenciamento da atividade de mineração tem sido bastante conturbado devido aos impactos ambientais da atividade e aos impactos sobre tribos indígenas próximas.

A convocação do general pela empresa cheira mal. O general ter aceito, aparentemente violando sua quarentena, também.
http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2018-07-25/ex-presidente-da-funai-mineradora.html

https://oglobo.globo.com/brasil/comissao-de-etica-da-presidencia-pode-analisar-contratacao-de-ex-presidente-da-funai-por-mineradora-22918087

 

SUPREMA CORTE DOS EUA ACEITA AÇÃO DE JOVENS PELO CLIMA

Ainda na administração Obama, um grupo de 21 jovens iniciou uma ação contra o governo federal por este comprometer o seu futuro por fazer muito pouco para conter o aquecimento global. O governo Trump pediu para devolver a ação às cortes comuns, para arquivar o processo e, recentemente, para que a corte ouvisse todos os (infinitos) argumentos antes do julgamento. Ontem, a corte suprema acatou a ação. Agora ela vai a julgamento em uma corte distrital. Na sentença, a corte diz que “a amplitude das afirmações [dos jovens] é surpreendente”. Julia Olsen, advogada dos jovens, disse que a “decisão deve dar coragem aos jovens… Estamos ansiosos para apresentar as evidências científicas dos danos e perigos que essas crianças enfrentam como resultado das ações que seu governo tomou para causar a crise climática”.

Se a moda pega…
https://static1.squarespace.com/static/571d109b04426270152febe0/t/5b5f750303ce644ee2813b89/1532982531627/2018.07.30+SCOTUS+decision+on+defendants+application+for+stay.pdf

 

TRUMP: “EU ODEIO VENTO”

As políticas energéticas de Trump são pura contradição e revelam uma distância extraordinária entre o que presidente diz e o que sua administração faz. Três exemplos:

  1. Trump tem um ódio visceral às turbinas eólicas, acredita que dão péssimo retorno ao investimento, que prejudicam a costa e obstruem seu visual; mas, ironicamente, seu Departamento do Interior está trabalhando com governos estaduais liderados pelos democratas para arrendar águas federais para a implantação de fazendas eólicas e para simplificar a permissão para a construção de parques eólicos offshore.
  2. Trump diz adorar a hidroeletricidade, mas a associação do setor reclama que sua administração não ajuda na tramitação de uma legislação que busca acelerar o processo de licenciamento federal.
  3. Trump vive a autoelogiar seus esforços de desregulamentação, mas apóia agressivamente o mandato federal que exige dos refinadores misturar biocombustíveis à gasolina, apesar da intensa oposição das empresas de petróleo e gás e da maioria dos republicanos; e seu Departamento  de Energia considera usar leis velhas de décadas para apoiar usinas à carvão e nucleares, medida que atingiria diretamente o gás natural, cujo uso cresceu exatamente às custas do carvão e da energia nuclear.

Comentando estes exemplos, a assessoria de comunicação da Casa Branca disse à Axios que a ordem de Trump é “promover e executar políticas… para alcançar o controle da energia e a independência energética”. Entretanto, fontes com conhecimento direto das conversas sobre energia na Casa Branca disseram que, desde o início da administração Trump, ninguém coordenou efetivamente a política energética e que “ideias aleatórias borbulham na superfície e, se ninguém objetar, se tornam políticas”.

https://www.axios.com/donald-trump-energy-policy-wind-power-hydroelectric-7d54680b-5a1d-41f0-9be7-700ff0f6a0c6.html

 

UBER POOL E SIMILARES ESTÃO PIORANDO O TRÁFEGO

Um estudo realizado nos EUA mostrou que os serviços de carona compartilhada, como o Uber Pool, aumentam o trânsito das cidades. Isso porque, além não fazerem com que as pessoas comprem menos carros, eles concorrem diretamente com os serviços de ônibus e metrô, atingindo usuários que teriam caminhado, pedalado ou utilizado o transporte público caso esses serviços não existissem. O estudo mostrou ainda que eles aumentam a distância percorrida nas viagens de carro – o motorista precisa se locomover para vários lugares para buscar os passageiros.

(Da newsletter Meio)

https://www.canalmeio.com.br/ultima-edicao/

https://www.washingtonpost.com/news/dr-gridlock/wp/2018/07/25/a-new-study-says-services-like-uberpool-are-making-traffic-worse/

 

PAQUISTÃO: NOVO 1o MINISTRO QUER PLANTAR 10 BILHÕES DE ÁRVORES

O ex-jogador de críquete e recém-eleito primeiro-ministro do Paquistão, Imran Khan prometeu plantar 10 bilhões de árvores em cinco anos, ampliando o “tsunami de um bilhão de árvores” que seu partido, o Pakistan Tehreek-e-Insaf, realizou na província de Khyber Pakhtunkhwa, onde restaurou 350 mil hectares de floresta. Malik Amin Aslam, apontado como provável novo ministro do Meio Ambiente, disse ao Climate Home News: “O Paquistão está enfrentando o impacto da mudança climática, por isso penso ser alta prioridade garantir que nosso desenvolvimento seja totalmente compatível com o clima e que nossa infraestrutura seja resiliente aos choques climáticos”. As promessas feitas pelo partido incluem a construção de represas e conservação da água para o combate à seca, a introdução de códigos de construção ecológicos e apoio à energia limpa. Contraditoriamente, o partido deseja reduzir a dependência de produtos importados aumentando o uso das reservas domésticas de carvão. No plano internacional, Imran Khan diz que “os países ricos não devem apenas ajudar o Paquistão nos esforços de mitigação e adaptação, mas também nos compensar pelas enormes perdas econômicas que enfrentamos a cada ano”.

http://www.climatechangenews.com/2018/07/27/imran-khan-promises-greener-future-pakistan

 

CHINESES INVENTAM FILME PARA JANELAS QUE GERA ELETRICIDADE E NÃO DEIXA O CALOR ENTRAR

O insulfilm em vidro de carros escurece o interior e, bloqueando o infravermelho, ajuda a manter o interior menos quente. Há um tempo atrás, os norte-americanos lançaram outra película para colocar nas janelas de casa com um filme fino de material fotoelétrico para gerar energia. Agora, os chineses combinaram as duas propriedades. Hin-Lap Yip, professor de ciência dos materiais na South China University, disse que combinaram “um novo material em um filme opticamente fino para atingir a meta de combinar a geração de eletricidade e isolamento térmico em um único filme”. Nestes tempos de ondas de calor e muito ar-condicionado à toda, não deixa de ser uma boa nova.

https://nexusmedianews.com/windows-that-keep-the-sun-out-and-the-power-in-cf6fdf1b8617

 

Para lembrar

AMANHÃ É O DIA DA SOBRECARGA DA TERRA

A humanidade já consumiu sua cota deste ano.

Para ir

QUANTO VALE O VERDE: A IMPORTÂNCIA DAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

O livro de Carlos Eduardo Young e Rodrigo Medeiros será lançado em um debate com os atores dentro da programação do IX  Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação.
Amanhã, 1o/ago, das 12h30 às 13h30, na Arena Haroldo Palo Jr. do  Centro de Convenções de Florianópolis (CentroSul)

https://eventos.fundacaogrupoboticario.org.br/IXCBUC/Paginas?idPagina=53

 

Para ir

CAMPUS PARTY – RONDÔNIA

A Campus Party será realizada pela primeira vez no estado de Rondônia. O evento terá a participação de especialistas em temas relacionados à Amazônia.

De 1 a 5 de agosto.
https://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2018/07/24/1o-forum-internacional-da-amazonia-sustentavel-sera-realizado-na-campus-party-rondonia.ghtml

 

Siga o ClimaInfo nas redes sociais: www.facebook.com/climainfo e www.twitter.com/climainfonews