O clima entra na pauta de governos e empresas com a COP24

Confira a seguir os principais anúncios feitos imediatamente antes e durante a COP24:

 

28/11 – A Alemanha anunciou que dobrará sua contribuição ao Fundo Verde para o Clima (GCF) para 1,5 bilhão de euros.  Mais detalhes neste link.

 

28,11 – A Comissão Europeia apelou a uma Europa neutra em termos de carbono até 2050 no lançamento da sua proposta de estratégia climática de longo prazo para o bloco. A visão do clima inclui oito caminhos diferentes que podem levar a economia da União Europeia para uma trajetória compatível com Paris. Esta estratégia climática é o primeiro passo para as emissões líquidas zero do terceiro maior emissor mundial de gases de efeito estufa. Mais detalhes neste link.

 

30.11 – A França e a China, juntamente com o Secretário Geral das Nações Unidas, Antonio Guterres, declararam “cooperar de perto para fazer desta cúpula um momento decisivo para acelerar a ação, aumentar a ambição e mobilizar os recursos necessários para alcançar uma transição ecológica”.  A cúpula à qual se referem é o encontro de alto nível que será promovido por Guterres em 2019 sobre mudanças climáticas. A declaração pode ser encontrada aqui.

 

1.12 –  Pela primeira vez na história, um comunicado do G20 enfatiza a urgência de manter o aquecimento global abaixo de 1,5 ° C. A Cúpula dos Líderes do G20 em Buenos Aires, Argentina, terminou com uma mensagem forte para os delegados na COP24. 19 líderes mundiais reafirmaram seu compromisso com a ação climática e a implementação do Acordo de Paris. O Relatório Especial do IPCC em 1.5 é mencionado, destacando-o ainda mais. O presidente dos EUA, Donald Trump, isolou-se ainda mais a si e ao seu país do consenso global. Mais informações aqui.

 

2,12 –  Katowice Call: Cinco ex-presidentes de negociações climáticas da ONU emitiram um chamamento sem precedentes aos governos, exigindo que a COP24 forneça um caminho para compromissos novos ou atualizados (NDCs) até 2020, progresso nas finanças climáticas e um forte conjunto de regras. A íntegra do texto pode ser consultada aqui.

 

3,12 – O Banco Mundial anunciou que dobrará os investimentos em ação climática para cerca de US $ 200 bilhões de 2021 a 2025. Mais informações aqui.

 

3,12 – O ministro do Meio Ambiente da Índia sinalizou que o país está pronto para atualizar seu NDC, se outros países fizerem o mesmo.  Detalhes aqui. Ele foi seguido pelo ministro do Meio Ambiente canadense, que fez anúncio semelhante na quarta-feira, confira aqui.

 

4,12 – Cinco bancos (ING, BBVA, BNP Paribas, Standard Chartered e Société Générale), com uma carteira de empréstimos combinada de 2,4 triliões de euros, se comprometeram a alinhar suas carteiras de empréstimos com a meta climática de “bem abaixo de 2 graus”.  Mais informaçõesaqui.

 

4,12 – A maior empresa de transporte de contêineres do mundo, a Maersk, prometeu zero emissões até 2050. Press release da empresa aqui.

 

4,12 –  A Volkswagen anunciou que não venderá mais carros de combustão após 2040 e colocará os últimos modelos baseados em combustível fóssil no mercado em 2032. Veja a matéria da Bloomberg aqui.

 

5.12 – O relatório do Global Carbon Project revela que as emissões globais de CO2 dos combustíveis fósseis e da indústria devem subir pelo segundo ano consecutivo em 2018. Informações e infográricos aqui.

 

5.12 – Novo relatório da Organização Mundial de Saúde mostra que os danos à saúde causados pela poluição custam 4% do PIB mundial, enquanto que o investimento para cumprir o Acordo de Paris equivale a 1%. Mais detalhes no siteda OMS.

 

6,12 – A Nova Zelândia declarou que a mudança climática é a mais significativa ameaça à segurança do país. Íntegra da declaração aqui.

 

7.12 – A Rússia e a OPEC concordaram em reduzir a exploração de petróleo. Mais detalhes aqui.

 

8.12 –  Como em toda conferência do clima da ONU, houve uma marcha climática no final de semana que separa a primeira da segunda semana de negociações. A diferença é que na marcha da COP24 um dos bonecos era do futuro presidente do Brasil. Mais detalhes aqui.

 

10.12 – Mais de 400 investidores globais com mais de US $ 30 trilhões em ativos pediram aos líderes globais que aumentem a ação climática. Mais detalhes aqui.