Cerveja Budweiser movida a vento no minuto mais caro da TV mundial

Neste domingo, a cervejaria Budweiser usou o tempo publicitário mais caro do mundo, o do Super Bowl, para dizer que suas cervejas estão sendo agora produzidas com 100% de energia renovável gerada em usinas eólicas. O belo filme começa com um cão dálmata com orelhas ao vento e a canção Blowing in the Wind, na versão original de Bob Dylan. A câmara vai se afastando e mostra o cãozinho sentado sobre caixas de cerveja sendo transportadas por uma carroça puxada por oito cavalos. A câmara de afasta mais um pouco e mostra, na paisagem ao fundo, várias torres de geradores eólicos. Neste momento, entra a frase “Wind never felt better”, seguida por Budweiser “Now brewed with renewable electricity from wind power”. O filme já havia atingido mais de 17 milhões de visualizações no YouTube na noite deste domingo.

A campanha da Budweiser está sendo atacada por lobbies da indústria fóssil. A American Energy Alliance, custeada em grande parte pelos petro-irmãos Koch, descreveu a campanha como uma “piada”, e o ativista antieólica Kevon Martis, ligado ao Institute for Energy Research e a outros grupos custeados pelas indústrias fósseis, postou um vídeo no Facebook derramando o conteúdo de uma lata da cerveja no chão.

 

Boletim ClimaInfo, 4 de fevereiro de 2019.