A Vale sabia

Não encontramos nada melhor que a postagem feita no Facebook pela jornalista Ana Lucia Azevedo, d’O Globo, para comentar as revelações da noite de ontem sobre a tragédia provocada pela Vale em Brumadinho:

 

A Vale sabia. A Vale não fez nada. A Vale podia ter evitado. A Vale ignorou os alertas. A Vale, seus diretores, vão carregar para sempre mais de 300 mortes nas costas.

O depoimento à PF dos engenheiros provoca vergonha da espécie humana, que possam existir pessoas assim. Bônus valem mais que vidas.  A decisão de seus diretores é inominável.

Terminou em assassinato em massa.

Me emocionei junto com o especialista em segurança de barragens. Ele não podia acreditar que o comando da Vale pudesse ter salvado vidas e ignorado. Em 30 anos de jornalismo nunca vi nada tão abjeto e repulsivo quanto esses depoimentos à PF, o choro de mentirinha do CEO da Vale, dizendo que nada sabia. O comando da Vale é uma vergonha para o Brasil. Ruína da mineração. Humilhação para o setor. Autor, por omissão, de homicídio em massa.

 

A matéria d’O Globo escrita por Ana Lúcia pode ser lida aqui.

Em tempo: no começo da noite de ontem, Andréia Sadi e Marcelo Parreira, já reportavam na Globonews que a troca de emails entre os engenheiros da TÜV SÜD Brasil, empresa responsável pelos laudos de segurança da barragem, e gente da Vale revelava que a empresa sabia de “problemas” com os piezômetros, sensores de monitoramento da barragem.

 

Boletim ClimaInfo, 7 de fevereiro de 20019.