ONU sugere estratégias de promoção de mudanças de comportamento para o combate ao aquecimento global

Cada um pode – ou deve – “comer menos carne, voar menos de avião ou escolher energias renováveis” para ajudar no combate ao aquecimento global. Mas não estamos fazendo, ou, pelo menos, não na velocidade e intensidade necessárias. Segundo a ONU, a ciência comportamental pode dar dicas do que pode e deve ser feito para mudar nosso comportamento:

  1. Faça a melhor opção ser a default: por exemplo, doar órgãos deveria ser o default; e ser um não doador, a exceção.
  2. Mude a maneira com a qual as escolhas são apresentadas de modo a favorecer o comportamento sustentável.
  3. Remova inteiramente a opção “insustentável”: por exemplo, o comportamento habitual, é o uso de sacolas plásticas. Onde se proibiu o uso de sacolas plásticas, um “novo normal” se estabeleceu num prazo de dias e não de décadas.
  4. Remova obstáculos e “dificuldades”: só se consegue um prato vegetariano em algumas companhias aéreas se este for pedido com antecedência. As empresas aéreas deveriam inverter, oferecendo opções vegetarianas e deixando os amantes de carnes livres para pedir uma opção carnívora no momento da compra das passagens.
  5. Personalize a comunicação: campanhas políticas e mil e uma campanhas publicitárias aprenderam a personalizar mensagens e dirigi-las a alvos bem definidos. Essa estratégia precisa ser usada em campanhas de informação pública, incluindo campanhas envolvendo as mudanças climáticas.

Um relatório da ONU de 2017 sobre o tema diz que “alcançar o consumo sustentável exigirá um grande esforço global – é crítico que usemos todas as ferramentas à nossa disposição. Ao usar o entendimento profundo sobre a tomada de decisões fornecido pela ciência comportamental, legisladores podem criar políticas mais eficazes para a alteração de padrões de consumo e o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.

Boletim ClimaInfo, 18 de fevereiro de 2019.