Brasil veta resolução da ONU sobre desmatamento e EUA veta resolução sobre geoengenharia

Na Assembleia da ONU Meio Ambiente que termina hoje em Nairóbi, a União Europeia propôs uma resolução pelo desmatamento zero. A resolução fazia parte de uma série de medidas ligando nutrição, produção de alimentos e uso da terra. O Brasil quis colocar a palavra “ilegal” entre o desmatamento e o zero, como na nossa NDC. A União Europeia não concordou e retirou a proposta.

A Suíça apresentou uma outra proposta estabelecendo um cronograma para a criação de uma estrutura de governança para a geoengenharia. A Suiça e muitos outros países não querem ver experiências e projetos acontecendo sem que se conheça bem os efeitos principais e colaterais das intervenções. Os EUA e a Arábia Saudita vetaram a proposta, dizendo que o tema climático tem um foro dedicado, a Convenção do Clima.

Analogamente ao momento particularmente sensível que por aqui vivemos, deixar pesquisadores e empreendedores soltos com ideias que podem mudar o clima do planeta é como deixar armas nas mãos de adolescentes descontrolados. Dani Chiaretti, no Valor, e Sara Stefanini, no Carbon Brief, escrevem sobre os vetos.

 

Boletim ClimaInfo, 15 de março de 2019.