Acabar com a mudança climática requer o fim do capitalismo. Teremos estômago para isso?

Comentando a greve estudantil de 6ª feira e as motivações radicais dos jovens envolvidos, o articulista do The Guardian, Phil McDuff, disse que “acabar com a mudança climática requer o fim do capitalismo (…) Ajustes nas políticas não o farão, precisamos atirar o sistema pela janela e repensar totalmente a nossa relação com a propriedade, o trabalho e o capital”. McDuff acrescenta: “Fingir que podemos contornar a questão enquanto esperamos por uma bala de prata tecnComentando a greve estudantil de 6ª feira e as motivações radicais dos jovens envolvidos, o articulista do The Guardian, Phil McDuff, disse que “acabar com a mudança climática requer o fim do capitalismoológica que possa manter as temperaturas baixas sem que isto nos custe nada é algo que vai além da ignorância voluntária. É uma questão básica de moral”.

Apesar de propor o fim do capitalismo, as ideias de McDuff dificilmente podem ser enquadradas como “de esquerda”. Seu ponto de partida é outro, não passa por conflitos de classe ou pela propriedade dos meios de produção, mas pela constatação da superexploração dos recursos em um sistema finito como o do nosso planeta.

Em tempo: o professor Goldemberg escreveu no Estadão contra a politização do aquecimento global. Ele diz que o fenômeno é de difícil explicação por não ser visível, pelos seus impactos não serem imediatos e pelos elevados custos de mitigação. O professor emérito diz que é preciso “um esforço redobrado dos cientistas para evitar que o tema do aquecimento global seja novamente ‘politizado’ e deixar muito claro que não é sensato adiar as medidas que poderão resolvê-lo.”

 

Boletim ClimaInfo, 21 de março de 2019.