Perdendo oportunidades no transporte de carga

A ferrovia Norte-Sul, pensada como um eixo de ligação entre o Norte – Belém e São Luís – com o Sudeste, tem poucos trecho construídos e um trecho grande prestes a ser licitado. A ferrovia seria alimentada por ferrovias das demais regiões, principalmente do Nordeste e do Centro-Oeste. As várias tentativas de construí-la pararam ora por falta ora por desvios de verbas. A nova licitação deveria atrair vários proponentes. Mas, ao invés disso, só duas propostas apareceram: uma da Rumo e outra de um consórcio liderado pela Vale. A Rumo controla boa parte da malha ferroviária no Sudeste. Outros potenciais investidores desanimaram quando viram que haveria restrições ao direito de passagem tanto ao norte quanto ao sul. Ou seja, uma carga de Goiás correria o risco de não poder usar trechos da Vale, ao norte, ou da Rumo, ao sul. Com isso, o país pode perder quase que a única chance de dar um impulso real ao transporte ferroviário e deixar de queimar tanto óleo diesel em caminhões.

 

Boletim ClimaInfo, 27 de março de 2019.