Ferrovia Norte-Sul é vendida com a porteira fechada

A Ferrovia Norte-Sul foi pensada para ser um grande eixo em torno do qual ramais percorreriam o país de leste a oeste. O sonho era transportar a produção agropecuária até os portos no litoral e as mercadorias que chegam no litoral para o interior do país. No leilão realizado na semana passada de um trecho chave de 1,5 mil km, somente duas propostas foram apresentadas. Ganhou a Rumo, do grupo Cosan, que pagou um ágio de mais de 100%. Detalhe: sem direito de passagem. Isso quer dizer que a Rumo não é obrigada a deixar outras operadoras usarem a ferrovia. Ela, agora, detém o monopólio do uso por 30 anos e fez um acordo com a outra concorrente, a Vale. A senadora Kátia Abreu lamentou: “essa ferrovia faz parte da minha luta há mais de 10 anos. Todos os contratos estão sendo refeitos sem direito de passagem. As duas empresas serão as únicas com direito de passar em 28 mil km, sendo que ⅔ deles estão paralisados”.

O Valor, Estadão e O Globo deram a notícia.

 

ClimaInfo, 1 de abril de 2019.

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