FAO: fome extrema atinge mais de 113 milhões no mundo

A FAO publicou nesta semana seu relatório sobre a fome no mundo. Embora os números tenham diminuído em relação ao ano passado, eles são monstruosamente desumanos: 113 milhões de pessoas passam fome e outras 143 milhões estão a um passo dessa situação. Apenas oito países abrigam ⅔ dos que enfrentam a fome aguda: Afeganistão, Congo (República Democrática), Etiópia, Nigéria, Sudão, Sudão do Sul, Síria e Iêmen. Desastres climáticos e naturais empurraram quase 30 milhões de pessoas para uma situação aguda de insegurança alimentar. E a FAO avisa que não há dados ou há lacunas importantes nos dados de 13 países, incluindo a Coreia do Norte e a Venezuela.

O diretor do Programa Alimentar Mundial da ONU, David Beasley, disse que “para acabar de verdade com a fome, precisamos atacar as causas-raiz: conflito, instabilidade e o impacto dos choques climáticos. Meninos e meninas precisam ser bem alimentados e educados, mulheres precisam ser verdadeiramente empoderadas, a infraestrutura rural precisa ser reforçada para que se atinja a meta de Fome Zero. Programas que ajudem uma comunidade a ser mais resiliente e mais estável também reduzirão o número de famintos. E precisamos que os líderes globais também tomem uma atitude: se ergam e ajudem a resolver esses conflitos, já!”

O site da FAO traz o relatório completo, uma versão condensada e os principais itens. Exame, Poder360, G1, R7, e News Trust comentaram o relatório.

 

ClimaInfo, 5 de abril de 2019.

x (x)