Salles: Conama encolhe, mas não desaparece

Na 2ª feira, a AP soltou uma matéria mostrando os planos da equipe de transição para a redução do Conama a pó. A ideia era dissolver o Conselho e substituí-lo por um “conselho governamental” composto de 5 pessoas indicadas pelo governo mais o ministro do meio ambiente. O Conselho Nacional do Meio Ambiente, criado em 1981, tem mais de 100 membros, dentre os quais representantes da sociedade civil e de vários ministérios e autarquias.

Em entrevista à Reuters, Salles disse que o Conama continuará a existir, porém numa versão, digamos assim, anoréxica. Salles disse querer um Conselho mais eficiente e que, para isso, pretende reduzir o número de membros: “ter um conselho com por volta de 100 membros é completamente improdutivo”.

O ministro parece não saber que a tal “falta de produtividade” produziu uma legislação ambiental tida como das mais avançadas do mundo, embora sua aplicação deixe a desejar. O ministro, aliás, é um exemplo desta falha. Condenado por improbidade administrativa por ter prejudicado o meio ambiente em São Paulo, não só não foi preso como pode seguir pregando suas ideias de eficiência burocrática.

 

ClimaInfo, 10 de abril de 2019.