Salles defende exploração de petróleo perto de Abrolhos

Ainda na audiência na Câmara, o ministro Salles disse concordar com a decisão do presidente do Ibama de ignorar uma recomendação de seus técnicos e recomendar a inclusão de áreas perto do Atol dos Abrolhos no leilão de exploração de petróleo programado para outubro. Os técnicos do Ibama recomendaram aguardar o término das Avaliações Ambientais de Área Sedimentar (AAAS) que estarão prontas antes do final do ano. Salles primeiro negou que o presidente do Ibama tivesse passado por cima da recomendação, dizendo que “neste momento, estamos tratando da parte comercial e não da parte técnico-ambiental”, não percebendo que avaliar essa parte comercial não é atribuição nem do Ibama nem do ministro. A propósito destas áreas, André Borges, do Estadão, contou que senador Fabiano Contarato, presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado, entrou com uma ação cautelar na Justiça Federal pedindo que a ANP exclua as áreas do leilão.

O ministro também teve que explicar porque pretende gastar R$ 100 milhões do Fundo Amazônia na compra de mais um sistema de monitoramento via satélite para o bioma, sendo que existem três sistemas do INPE que fazem exatamente isso.

Em tempo: é possível que os autores destas notas estejam errados, mas o ministério do meio ambiente, que preside o Comitê Orientador e indica o Comitê Técnico do Fundo Amazônia, não deveria tomar recursos do Fundo.

 

ClimaInfo, 11 de março de 2019.