Abril: do dia do índio ao Acampamento Terra Livre

Dia do Índio: Bárbara Muniz Vieira escreveu n’O Globo sobre uma campanha indígena contra os estereótipos: ‘Não precisamos de outras pessoas para nos definirem’. Vieira conversou com Denílson Baniwa e Katu Mirim sobre os estereótipos e como estão usando as redes sociais, música e outras manifestações para dizer que “muitas vezes, algumas pessoas não reconhecem os índios como eles são atualmente, porque acham que somos como foi reproduzido nas escolas e na televisão: um índio nu, vivendo na natureza. E isso não é mais realidade. [O] poema foi para falar sobre isso, de olhar para o índio de 2019 e não mais para o de 1500 (…) Foi uma provocação para falar sobre o dia 19 de abril, uma data instituída pelo governo que se tornou uma ‘homenagem’ aos indígenas, o que não é verdade. O dia 19 foi instituído com sentimento de resistência e de luta por direitos indígenas no mundo”.

Invasão da Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau: o problema cresceu desde o começo do ano com a entrada de centenas de invasores. Estima-se que mais de mil invasores estejam ali vivendo e derrubando a floresta, incentivados pelos repetidos discursos de Bolsonaro interpretados como autorização para invadir.

Descoberta ou invasão? No domingo completaram-se 519 anos desde que Cabral chegou à Bahia. Os palestinos deram o nome de ‘nakba’ à sua expulsão promovida pelo exército israelense em 1948. A palavra significa ‘catástrofe’. Nosso pessoal procurou, mas não encontrou equivalente em Tupi ou Macro-Jê.

Índio preserva mais e melhor: Fábio Gallacci, também n’O Globo, escreveu sobre os povos tradicionais preservarem, muito mais e melhor, a floresta e o meio ambiente. Ele cita Anderson Rodrigo dos Santos, da PUC-São Paulo, quem diz que “não é por acaso que as reservas ambientais de maior preservação que existem no Brasil são aquelas em territórios ocupados pelos povos nativos.”

Acampamento Terra Livre: a partir desta quarta feira, mais de 5.000 indígenas estarão em Brasília para o Acampamento Terra Livre. A convocação fala do grave contexto atual vivido pelos povos indígenas, do desmonte da Funai, da entrega das atribuições de demarcação de Terras Indígenas à Secretaria de Assuntos Fundiários de um Ministério da Agricultura sob comando da bancada ruralista, da série de ataques e invasões articuladas contra as Terras Indígenas e do desmonte do atendimento à saúde indígena.

 

ClimaInfo, 23 de abril de 2019.