Decisões do meio ambiente passam antes pela agricultura

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, participa de reunião da Comissão de Meio Ambiente do Senado para apresentar as diretrizes e os programas prioritários da pasta.

Duas associações de servidores ligados ao Ministério do Meio Ambiente soltaram uma longa carta denunciando uma série de retrocessos promovidos pelo ministro Salles. A maior parte já foi divulgada. Mas uma das denúncias escancara quem, de fato, responde pelo meio ambiente no país. Diz a carta: “todas as decisões e cargos do MMA têm sido submetidos, previamente, à anuência do setor agrícola.” A carta também toca em um dos mantras de Salles (ter encontrado o Ibama e o ICMBio com prédios, veículos e equipamentos deteriorados): “O Ministro prossegue em suas alegações, e usa a precariedade da infraestrutura dedicada à conservação da sociobiodiversidade como uma ‘prova’ da ineficiência de ‘administrações anteriores’. A precariedade de fato sempre existiu, mas não é possível superá-la pelo caminho do enfraquecimento das instituições públicas (…) reclama-se que um processo rigoroso (de licenciamento) seja lento, mas nega-se ao Ibama e ao ICMBio a possibilidade de realização de concursos públicos para dotar os órgãos de pessoal suficiente para o cumprimento de suas missões com mais ‘celeridade’. A grande diferença, repita-se, é que todos os ministros anteriores se empenharam pelo fortalecimento da pasta nos mais variados contextos, sendo o atual um caso inédito, onde parte da própria pasta a tentativa de desmoralizar as ações dos órgãos ambientais e os servidores que neles atuam.”

Em tempo: segundo a Época, Salles baixará uma ordem proibindo a destruição de equipamentos encontrados em ações de fiscalização na Amazônia. Segundo o artigo, “é um pleito antigo de políticos da bancada ruralista” e foi objeto de declarações do presidente. Os equipamentos apreendidos e, de vez em quando destruídos, são encontrados junto com criminosos que extraem madeira e minérios ilegalmente.

Esta ordem de Salles equivale a prender criminosos e devolver as armas apreendidas, não?

 

ClimaInfo, 13 de maio de 2019.