Salles quer rever todas as Unidades de Conservação e privatizar parques

O ministério do meio ambiente está revendo todas as 334 Unidades de Conservação existentes no país. Salles disse a André Borges, do Estadão, “que parte dessas unidades ‘foi criada sem nenhum tipo de critério técnico’ e destacou que seu objetivo é fazer ‘um trabalho de revisão previsto na lei que nunca foi feito’.” Como é de seu feitio soltar bombas seO ministério do meio ambiente está revendo todas as 334 Unidades de Conservação existentes no país. Salles disse a André Borges, do Estadão, m apresentar dados, Salles não disse a quais UCs se referia, nem mostrou a ausência de embasamento técnico para sua criação. Segundo o Estadão, “o MMA não descarta alterar as categorias ambientais de cada região (…), mas isso só pode ser feito por projeto de lei. Na prática, cada mudança teria de passar pelo crivo do Congresso.” André Borges falou com gente de organizações da sociedade civil como ISA, Greenpeace e WWF, que fizeram críticas duras à intenção do ministro e reafirmaram que todas as UCs foram criadas a partir de estudos técnicos sólidos.

Salles também anunciou a intenção de privatizar 20 parques nacionais num modelo que ele mesmo apelidou de “toma que o filho é teu”. E acrescentou: “a gente tem de dar uma destinação econômica para as unidades de conservação, para diminuir a dependência do orçamento público. Senão, essas áreas não terão saída. Você pode fazer o discurso mais bonito do mundo sobre o meio ambiente, mas, se não dermos uma mais-valia econômica para as unidades de conservação, estaremos sempre a reboque do orçamento federal.”

Salles, que já foi processado por não pagar a pensão de seus filhos, transfere, assim, o que parece ser uma sua ‘expertise’ para a sociedade brasileira atual e futura.

 

ClimaInfo, 13 de maio de 2019.