Bolsonaro quer dividir para enfraquecer Povos Indígenas

Terras Indígenas

Fabiano Maisonnave relata no Climate Change News que Bolsonaro pretende ajudar o agronegócio a se expandir por meio da ocupação de Terras Indígenas.

 

Retomando a visita às terras dos Parecis feita pelos ministros Ricardo Salles e Tereza Cristina, Maisonnave explica aos leitores que o Ibama havia lavrado multas para agricultores brancos que haviam arrendado a terra, pelo emprego de soja transgênica na área.

 

Maisonnave retoma também os repetidos discursos de Bolsonaro sobre a pretensão de integrar o índio à sociedade por meio da abertura de suas terras para o garimpo e a mineração, para extração de madeira e para o agronegócio.

 

Bolsonaro sabe que precisa de apoio popular e do apoio do Congresso para mudar a Constituição no que toca aos Direitos Indígenas. Daí o movimento dele buscando atrair índios para as lives e eventos na tentativa de mostrar que existem os que o apoiam.

 

As associações indígenas denunciam a falta de representatividade dos convidados de Bolsonaro e desmentem os vários argumentos oficiais.

 

Vale lembrar uma fala de Ailton Krenak sobre o retrocesso promovido pelo governo Bolsonaro: “Somos índios, resistimos há 500 anos. Fico preocupado é se os brancos vão resistir.”

 

 

ClimaInfo, 14 de maio de 2019.

 

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.