Indústrias globais se comprometem com um futuro de carbono zero

carbono zero

Duas grandes corporações anunciaram seus compromissos e planos para um futuro sem emissões.

A Mercedes assumiu um duplo compromisso: em 2039 estará produzindo apenas carros com emissão zero, mas antes, até 2030, metade da sua produção será de carros elétricos puros e híbridos.

Seu segundo compromisso é neutralizar as emissões das suas fábricas, buscando comprar eletricidade apenas de fontes limpas. Nessa linha, a empresa se comprometeu a ajudar toda sua cadeia de suprimentos a se tornar carbono zero.

Por seu lado, a cimenteira alemã Heidelberg assumiu um compromisso audacioso: produzir um concreto de emissão zero até 2050. Até 2030, como passo intermediário, a empresa promete reduzir em 15% as emissões nas fábricas.

A estratégia de redução das emissões de CO2 da Heidelberg inclui a melhoria da eficiência energética, o aumento constante do uso de combustíveis alternativos e a mudança para matérias-primas alternativas.

A empresa também está investindo em pesquisa de processos de produção com maior eficiência energética, captura e estocagem de CO2 e uso de novas tecnologias de clínquer, parte crítica de seus processo.

Em tempo: o concreto é a mistura de água, brita, areia e cimento, responsável por dar a liga. As emissões para fabricar cimento vêm, grosso modo, metade da queima de combustíveis para manter os imensos fornos a temperaturas acima de 1.000oC, enquanto a outra metade vem da reação de calcinação que libera dióxido de carbono. Cerca de 0,5 tonelada de dióxido de carbono é emitida por tonelada de cimento produzida. Se existem alternativas para manter o forno quente sem usar combustíveis fósseis, a única maneira de evitar todas as emissões na fabricação do cimento é encontrar algum material que o substitua.

 

ClimaInfo, 14 de maio de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)