Monitoramento e identificação do desmatamento em tempo quase-real

MapBiomas Alerta

A partir do próximo mês, o MapBiomas terá a capacidade de identificar em praticamente tempo real o desmatamento de áreas precisamente localizadas e com a identificação das propriedade que cometeram a ação.

 

Dani Chiaretti conta no Valor que a ferramenta ‘MapBiomas Alerta’ foi apresentada no congresso “Amazônia and our Planetary Futures: a Conference on Climate Change” organizado na Universidade de Harvard com apoio do Instituto Arapyaú e do Instituto SocioAmbiental.

 

Tasso Azevedo, engenheiro florestal e um dos criadores do MapBiomas, disse no evento que os “fiscais não precisam gastar tempo para fazer laudos, que saem em tempo real. Podem concentrar esforços para agir.”

 

O sistema se baseia em fotos tiradas por satélite e informações do Cadastro Ambiental Rural, das localizações de Terras Indígenas e das Unidades de Conservação. E é capaz de produzir um laudo de desmatamento em 30 segundos.

 

Chiaretti conta que “a título de comparação, em 2018 os técnicos do Ibama receberam 150 mil alertas de desmatamento, mas conseguiram produzir só mil relatórios, menos de 1% do total. O ‘MapBiomas Alerta’, em apenas um mês de teste, produziu dois mil laudos com o desmatamento ocorrido em 2019 – o dobro de todo o ano passado.”

 

A leitura da matéria é necessária, inclusive por trazer conversas com gente como o líder ianomâmi Davi Kopenawa; Marina Hirota, da Universidade Federal de Santa Catarina; Paulo Artaxo, da USP; Márcia Castro, professora de demografia de Harvard; e Carlos Nobre, do INPE.

 

 

ClimaInfo, 14 de maio de 2019.

 

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.