Diálogo Climático Petersberg 2019

patricia espinosa

Aconteceu nesta semana a edição 2019 do Diálogo Climático Petersberg, na cidade alemã de mesmo nome.

 

Ministros e representantes de 35 países se reuniram em preparação para a Conferência do Clima a ser realizada no Chile no final do ano.

 

Patrícia Espinosa, secretaria-geral da Convenção do Clima, abriu o evento dizendo que “as nações ainda estão longe dos seus objetivos, longe de cumprir as metas do Acordo de Paris e longe da profunda transformação em toda a sociedade da qual precisamos desesperadamente para enfrentar a mudança do clima.” E complementou dizendo que “pessoas do mundo todo estão zangadas com ritmo das ações. Vemos isso nas ruas, na mídia e em outros fóruns. Estão zangadas porque nunca tivemos tanta certeza de que a mudança do clima representa uma ameaça clara e presente ao futuro da humanidade neste planeta.”

 

A chanceler alemã, Angela Merkel, prometeu que a Alemanha será carbono-neutra em 2050: “Trata-se de neutralidade climática. Isso quer dizer que não garantiremos que não haverá nenhuma emissão, mas, se ainda houver emissões, teremos que encontrar mecanismos alternativos para armazenar esse CO2 ou compensá-lo. Proponho, assim, que tenhamos uma discussão no gabinete climático sobre como podemos alcançar a meta de ser carbono-neutro até 2050. A discussão não deve ser sobre se podemos atingir ou não a meta, mas sobre como alcançá-la.”

 

 

ClimaInfo, 16 de maio de 2019.

 

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.