John Vidal: o momento da virada climática é agora

john vidal

O ex-editor do The Guardian, John Vidal, pergunta em um novo artigo: “será que finalmente a política climática chegou no seu ponto de virada?” Ele diz que cada vez mais pessoas consideram a crise climática como prioridade nacional, o que abre a possibilidade de ações ousadas por parte dos governos.

 

Vidal lista os acontecimentos dos últimos meses para demonstrar a mudança: o carisma de Greta Thunberg, a greve de 1,5 milhão de estudantes em todo o mundo, o documentário de David Attenborough, a frustração com o sistema político, países europeus declarando “emergência climática” e se comprometendo com a descarbonização da economia para 2050, com o banimento de veículos fósseis até 2040 ou até antes.

 

Mas a mudança para valer, segundo ele, vai doer: “implica nenhuma complacência com indústrias extrativas como mineradoras, de óleo de palma e empresas florestais que lucram com a destruição ambiental. Implica penalizar pesadamente os poluidores, cortar de vez os subsídios da aviação, da alimentação e tocar fogo nos interesses escusos.”

 

Vidal termina citando Margaret Thatcher: “realmente não há alternativa”. Só que a dama de ferro falava da desregulamentação da economia, enquanto ele fala de uma transformação radical do tecido social e econômico de nossas sociedades.

 

 

ClimaInfo, 16 de maio de 2019.

 

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.