‘Fracking’ provoca terremotos a dezenas de quilômetros

fracking hidráulico

Artigo na The Conversation traz novidades sobre a distância até onde podem ser sentidos os tremores de terra causados pelo fracking, o fraqueamento hidráulico.

Até agora, a indústria trabalhava com a estimativa dos abalos provocados pelo fracking ficarem restritos a um raio de 1 a 2 quilômetros. O que este artigo mostra é que a atividade pode causar terremotos a dezenas de quilômetros de distância. Dependendo da existência de falhas geológicas, de sua profundidade e extensão, o fracking pode ser o gatilho de terremotos sentidos em distâncias de até 50 km.

Produtores precisarão, portanto, mapear com mais precisão as falhas existentes no entorno das áreas que pretendem explorar, o que acabará favorecendo as grandes empresas, com capacidade de bancar estes estudos.

O estudo também cita o caso na Holanda, onde o maior campo de fracking na Europa será fechado até 2030 por causar danos constantes em casas e edificações das redondezas, e do principal campo norte-americano no estado de Oklahoma, onde as autoridades estão aumentando as restrições por conta dos vários terremotos categoria 5 ocorridos nos últimos anos.

 

ClimaInfo, 17 de maio de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)