Sandálias havaianas (e imitações) poluem paraíso no Oceano Índico

oceano índico

O arquipélago das ilhas Cocos australianas, no Oceano Índico, fica mais perto da Indonésia do que da Austrália, um paraíso virgem, segundo a BBC.

Mas estima-se que mais de 400 milhões de pedaços de plástico tenham chegado às ilhas e que mais de 90% destes estejam enterrados nas areias das praias. Estima-se que existam 1 milhão de calçados, a grande maioria sandálias do tipo havaianas.

A matéria diz que os plásticos foram inventados há 60 anos, mas mais da metade de tudo que foi produzido o foi nos últimos 13 anos.

Por falar em plásticos, uma matéria do The Conversation revela o tamanho das emissões de gases de efeito estufa associadas a este material. A estimativa é que, ao longo de seu ciclo de vida, as emissões chegam quase a 4% das emissões globais, perto do dobro das emissões da aviação, e perto das emissões do setor cimenteiro.

Estas emissões têm origem desde a extração de petróleo e gás, passando pelas refinarias, as indústrias químicas que os produzem e as manufaturas que fabricam as garrafas, sandálias e a infinidade de produtos que os empregam. Todos os passos queimam muito combustível fóssil em seus processos. No total, estima-se que mais de 90% das emissões vêm das indústrias e dos transportes usados para levar os materiais de um canto a outro. Os 10% restantes vêm de processos industriais específicos que emitem gases que causam um aquecimento da atmosfera milhares de vezes maior do que o dióxido de carbono.

As contas não incluem o descarte dos plásticos, que se queimados, liberam todo seu carbono de volta para a atmosfera.

 

ClimaInfo, 21 de maio de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)