A América corporativa está aterrorizada com o Green New Deal

Há uma “grande mudança” em curso no mundo corporativo dos EUA no que toca à mudança climática: grandes empresas de praticamente todos os setores da economia, incluindo grandes produtores de petróleo, estão pressionando Washington para que seja colocado um preço sobre as emissões de dióxido de carbono.

Em outras palavras, as corporações estão a pedir ao governo que as faça pagar mais impostos, em um esforço para resolver o aquecimento global.

Mas “não se trata realmente de salvar o planeta”, como comenta a The New Republic sobre uma reportagem da Axios. Diante do crescente apoio público à ação climática, as corporações precisam jogar seu peso em algum tipo de política climática. Daí que fazem lobby por um imposto de carbono, já que este não ameaçaria a própria existência da indústria e lhes permitiria manter a poluição – desde que paguem por ela.

A única alternativa séria ao imposto sobre o carbono é um plano climático agressivo, como o Green New Deal, que não cooperaria com os poluidores, mas que procuraria colocá-los fora do negócio, e isto lhes põe terror.

 

ClimaInfo, 22 de maio de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)