Mapeando o aumento do desmatamento

desmatamento

Matéria d’O Globo revela que o desmatamento das áreas protegidas da Amazônia chegou a quase 10 mil km2 nos últimos 30 anos quando, por definição, nestas ele deveria ser zero.

Como conta uma outra matéria d’O Globo, o levantamento foi feito a partir do MapBiomas, sistema que inclui as coordenadas georreferenciadas de Unidades de Conservação, Terras Indígenas e outras áreas que não as propriedades privadas.

No total, incluindo as propriedades privadas, o bioma já perdeu 18% de suas florestas.

A dinâmica da ocupação e do desmatamento foi assim resumida pelo coordenador do MapBiomas, Tasso Azevedo: “Ocupa-se a área pública, e é feito o desmatamento como forma de valorizar a terra e vender. Se uma área tem aptidão para agricultura, ela vai valer mais.”

O Globo traz o exemplo da região do Tapajós, da Floresta Nacional que leva seu nome, e do impacto que a abertura da rodovia Cuiabá-Santarém – a BR-163 – e a ocupação desordenada trouxeram para a região.

O jornal publicará uma série de matérias nesta semana sobre o “desmatamento no bioma, o impacto da criação de infraestrutura e bons exemplos de interação com a floresta.”

A ver se, com estas informações, Sérgio Moro começa a combater o crime organizado que grila e desmata.

 

ClimaInfo, 22 de maio de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)