Qual é o real apoio da BP a uma mudança rápida para o baixo carbono?

baixo carbono

Logo antes de sua assembleia geral anual agendada para ontem, o CEO da BP, Helge Lund, explicou no Financial Times o porquê da empresa apoiar os apelos dos acionistas para que demonstre como sua estratégia é consistente com os objetivos do Acordo de Paris.

“Reconhecemos que o mundo está num caminho insustentável. Acreditamos que a nossa estratégia é consistente com a de Paris. E saudamos medidas, como esta resolução, que apoiam uma transição mais rápida para um sistema energético de baixo carbono”, escreveu Lund.

Por outro lado, ele justificou “porque não podemos apoiar” uma outra proposta dos acionistas que demanda da empresa o estabelecimento de metas de redução das emissões provenientes da queima de seus produtos: “emissões sobre as quais a BP não tem controle”.

Em outra matéria sobre os comentários de Lund, o Financial Times diz que o CEO da BP reconhece que “estão chegando ao fim os dias nos quais a BP perseguia uma produção cada vez maior”.

Enquanto isso, a BBC News reporta que, anteontem, manifestantes do Greenpeace bloquearam as entradas da sede da BP em Londres. Segundo o Telegraph, o grupo exigia o fim da exploração de petróleo. Os ativistas desfraldaram bandeiras com os dizeres “emergência climática”.

 

ClimaInfo, 22 de maio de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)