Lobby do carvão cobra a conta do apoio dado a Scott Morrison

indústria do carvão

O primeiro-ministro da Austrália, Scott Morrison, surpreendeu todos os analistas ao vencer as eleições no último final de semana.

Nem bem deu para curar a ressaca, e a indústria do carvão já começou a cobrar a conta.

Na lista de cobranças estão mais térmicas a carvão no país, a revogação de vários pontos da legislação climática dos últimos anos e, como a copiar um roteiro já familiar aos brasileiros, a flexibilização do licenciamento ambiental.

O grupo mais duro do setor também quer a completa revogação dos programas de retreinamento e requalificação dos empregados dos carvoeiros.

Enquanto isso, uma história inspiradora vem do Vietnã. Pham Thi Ca é uma senhora de 99 anos de idade que se recusa a sair de suas terras e dar lugar para uma térmica a carvão. A planta recebeu apoio japonês de quase metade dos US$ 2,6 bilhões para sua construção.

Há dois anos, cerca de cem “autoridades” removeram a senhora e seu neto à força de sua casa e passaram o trator por cima.

Mesmo assim, a senhora Pham continua em suas terras, agora em um abrigo provisório: “minha casa é aqui, minha terra é aqui e é aqui que serei enterrada”.

 

ClimaInfo, 23 de maio de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)