Hoje é o dia da segunda greve mundial de jovens pelo clima

greve pelo clima

Manifestações devem acontecer hoje em 1.400 cidades de 114 países. É a segunda onda de greves de jovens pelo clima, o Fridays for Future.

No domingo passado, um tuíte de Greta Thunberg dizia: “Todos estão convidados. Todos são necessários. Encontre o evento mais perto ou monte (e registre) o seu.”

Na primeira onda, em 15 de março, mais de 1,5 milhão de jovens foram às ruas exigir que governos e adultos mudem a  história do aquecimento global.

A de hoje quer chamar a atenção para a Cúpula do Clima convocada pelo secretário geral da ONU para 23 de setembro.

Algumas matérias interessantes sobre o movimento saíram ontem nas Common Dreams, Le Figaro, The Guardian, Reuters e CNN.

O Climate Change News traz um artigo de Arshak Makichyan, o jovem russo que faz protestos solitários pelo clima. Ele explica que as leis russas sobre manifestações são duras. Menores de 18 anos não podem participar. Se houver mais de uma pessoa, precisa autorização das autoridades.

Makichyan tomou coragem e começou a protestar sozinho. Depois de seis semanas parando às 6as, mais gente começou a aparecer, tanto em Moscou como em outras cidades russas.

Arshak diz que há protestos marcados para hoje em Kirov, Yaroslavl, Irkutsk, Blagoveshchensk, São Petersburgo, Saratov e Nizhny Novgorod. Vale ler o artigo. Afinal, como ele diz, “se você ama a liberdade, precisa ser preso; se você ama a natureza, precisa destruí-la; se você é bom, precisa ir à guerra. A alma russa é difícil de compreender.”

Os eventos de hoje podem ser acompanhados no Facebook do Fridays for Future global e, no Brasil, nessas contas de Facebook, Twitter e Instagram.

 

ClimaInfo, 24 de maio de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)