Sem floresta, sem produção rural, simples como 2 e 2 são 4

produção pecuária

André Guimarães, do IPAM e, também, cofacilitador da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, explica de maneira simples e precisa no Direto da Ciência a relação entre a preservação das florestas e a produção agropecuária.

“É muito simples: sem floresta, sem chuva; sem chuva, sem produção rural e um quarto do PIB brasileiro fica comprometido. Sem água, não há energia. Sem floresta, não há clima estável, ar limpo e alimento.”

A motivação do artigo é defender o Código Florestal dos projetos de lei e ‘jabutis’ introduzidos na MP 867 que circulam pelo congresso nacional.

“A última versão (do Código), de 2012, contemplou uma série de pedidos do setor agropecuário e foi além, criando pela primeira vez mecanismos financeiros que privilegiam o produtor rural que preserva”.

Para contrapor a quem aponta o dedo para os países ricos que destruíram suas florestas, Guimarães diz que “não podemos nos dar ao luxo de seguir o mau exemplo dos países que acabaram com suas florestas no passado e hoje correm atrás do prejuízo. Seria um tiro no pé sair derrubando e queimando tudo pela frente, ignorando o papel da mata e o serviço prestado por ela pelo bem-estar de todos, desta geração e das próximas. Acabar com as florestas não trará desenvolvimento e, sim, o contrário.”

A Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura lançou uma campanha em defesa do Código Florestal dizendo que é importante que ele permaneça como está, sem ‘jabutis’. Veja aqui o vídeo da campanha.

Em tempo: após aprovar “a relevância e a urgência” da MP 867, a Câmara dos Deputados deixou para hoje às 9h da manhã a votação do mérito da MP.

 

ClimaInfo, 29 de maio de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)