Petróleo enfrenta investidores e protestos climáticos

investidores petróleo

A Economist traz uma mensagem um tanto desanimadora para quem aposta na pressão de investidores para virar o jogo por dentro das petroleiras.

A matéria mostra que a pressão vem aumentando, seja pelos anúncios de desinvestimento em empresas fósseis, seja pelas pressões nas assembleias de acionistas para uma maior transparência em relação aos riscos de perda de valor dos seus ativos. No entanto, este aumento não está sendo suficiente para mudar fundamentalmente a cena.

As petroleiras europeias anunciam que investirão cada vez mais em fontes limpas, mas o horizonte de tempo não está à vista. As americanas anunciam que reduziram as emissões de suas operações, como se esse fosse o problema e não o produto de suas atividades.

Os franceses da Notre Affaire à Tous, da 350 e dos Amigos da Terra publicaram um relatório pesado contra a petroleira Total, à qual atribuem um grande papel no “caos climático”. O relatório analisa as últimas comunicações da petroleira, nas quais esta assume compromissos alinhados com as metas de Paris.

A desconstrução deste discurso começa pelas premissas usadas, que levariam a temperatura global, não aos 2°C de Paris, mas para cenários acima de 3°C. E comparam os € 500 milhões investidos em baixo carbono (que inclui o gás natural) contra os € 9,2 bilhões investidos em petróleo.

 

ClimaInfo, 3 de junho de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)