“Dia do Mau Ambiente”

Dia do Mau Ambiente

Ontem, o Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6) foi classificado por Márcio Santilli, do ISA, como “Dia do Mau Ambiente”. Ele diz que “o Brasil mergulha na mediocridade política. Enquanto o mundo dimensiona os desafios pela frente, o Brasil mergulha na irresponsabilidade ambiental, sem precedentes.”

O diagnóstico feito por Santilli para o estado do meio ambiente é sombrio, e o prognóstico – por conta do governo Bolsonaro – ainda pior: “O discurso de aparência rígida com que o presidente aborda os crimes de corrupção não se aplica – muito pelo contrário – a outros crimes, como os que lesam o meio ambiente.”

No Congresso em Foco, André Lima publicou a primeira de dez matérias previstas na série “Bolsonaro, o exterminador do futuro sustentável”, com o título “Fim da política de clima no MMA (e no Itamaraty)”. No artigo, Lima detalha as mudanças na estrutura do governo, a eliminação da palavra ‘clima’ e a eliminação da capacidade de agir de secretarias e departamentos. Comenta, também, os sucessivos cortes nos orçamentos e esvaziamento de pessoal de áreas e autarquias que combatem o desmatamento, enfraquecendo um das principais metas assumidas internacionalmente.

 

ClimaInfo, 6 de junho de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)