A energia fotovoltaica tem hoje um subsídio perverso

fotovoltaica

O consumidor que não tem como instalar uma placa fotovoltaica na sua casa está subsidiando a conta daquele que instalou uma. Hoje, o cidadão que instala uma placa fotovoltaica no seu telhado pode compensar a energia gerada na conta de luz no final do mês. Se ele gerar o mesmo tanto que consumiu, a conta é zerada.

Isso porque a conta de luz tem três componentes (a energia consumida, a tarifa de transmissão e distribuição e os impostos e contribuições) e, para incentivar a solar fotovoltaica, o governo decidiu zerar a tarifa de transmissão e distribuição. Isso quer dizer que o custo de investir e manter a rede elétrica acaba recaindo sobre aqueles consumidores sem placa.

A Secretaria de Desenvolvimento da Infraestrutura do Ministério da Economia fez as contas e previu que, a continuar como está, este subsídio pode chegar a R$ 34 bilhões por ano, valor que será pago pelos demais consumidores.

A saída é simples e é adotada em meio mundo: retirar a isenção da tarifa de transmissão e distribuição. Há quem defenda ser necessário incentivar a fonte renovável via redução do preço final das placas, o que seria mais justo.

 

ClimaInfo, 12 de junho de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)