Países e estados vão estabelecendo metas para zerar suas emissões

emissões zero

Reino Unido: a quase ex-primeira ministra Theresa May confirmou que o Reino Unido se compromete a zerar as emissões líquidas de sua economia até 2050. May disse em carta que “parar de contribuir com o aquecimento global até 2050 pode ser a decisão mais importante desta geração para cumprir com sua responsabilidade para com as próximas. Juntos, por meio de nossas ações, mostramos que não precisamos escolher entre reduzir emissões e um crescimento econômico mais forte. Podemos – e devemos – alcançar ambos.”

País de Gales: o governo anunciou que buscará a emissão líquida zero até 2050, mostrando ter aceitado a recomendação do Comitê de Mudança do Clima britânico de reduzir 95% das suas emissões até 2050, mas prometendo uma meta mais ambiciosa.

New Jersey: o governador do estado norte-americano, Phil Murphy, anunciou um mapa do caminho para chegar a consumir 100% de energia limpa até 2050. Isso será alcançado com investimentos massivos em fontes renováveis, com a modernização de edificações e a adoção de veículos elétricos. Para o governo, a energia nuclear é uma das fontes limpas.

Japão: o país também anunciou um plano de descarbonização, só que para um pouco depois de 2050. O plano prevê o uso de muito hidrogênio e a estocagem geológica das emissões de CO2 (CCS). Mas não inclui um cronograma para desligar as térmicas a carvão, nem a introdução de um preço para as emissões via imposto ou mecanismo de mercado.

 

ClimaInfo, 12 de junho de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)