Presidente da Funai cai por pressão de ruralistas

Funai

O general da reserva e presidente da Funai, Franklimberg Ribeiro de Freitas, anunciou a funcionários do órgão, ontem (11), sua saída do cargo, relata a Folha. É a segunda vez que o general deixa a presidência da Funai após pressões de ruralistas.

Desde o afastamento da presidente Dilma Rousseff, em maio de 2016, esta é a sexta vez que a presidência da Funai é alterada, resultando numa média de um presidente do órgão a cada seis meses.

Franklimberg disse que Bolsonaro está sendo mal assessorado na questão indígena. Apontou a influência negativa do ruralista e secretário especial de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura, Nabhan Garcia, que, segundo o general, “saliva ódio aos indígenas”. Franklimberg disse, também, que a Funai é vista “como óbice ao desenvolvimento nacional” por integrantes do governo no tema do licenciamento ambiental.

Segundo o Estadão ouviu de servidores da Funai, existem movimentos que buscam nomear para o cargo a ex-diretora do órgão, Azelene Inácio. Ela é próxima da bancada ruralista e da ministra do Mapa, Tereza Cristina, mas foi demitida da diretoria da Funai em janeiro, a pedido de Sérgio Moro. Azelene é alvo de investigações do Ministério Público Federal, que apontou irregularidades em sua conduta dentro da Funai que resultaram em “conflitos de interesse”.

Outro nome que surge nas especulações é o de Edward Luz, que no meio indígena é chamado de “antropólogo dos ruralistas”, por causa das mudanças que defende nas atuais políticas indígenas.

Segundo o site Amazon Presse, Nabhan Garcia vinha apresentando forte resistência à atuação de Franklimberg. A insatisfação ficou evidente quando o secretário de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura tentou garantir a nomeação de 58 cargos comissionados para atuar nas operações da Funai que assumiria, quando o limite para isso eram 26 cargos. O presidente da Fundação Nacional do Índio comunicou a restrição a Nabhan, que não gostou do que ouviu. A matéria relembra das ligações de Nabhan com milícias rurais, principalmente na região do Pontal do Paranapanema, em São Paulo.

 

ClimaInfo, 12 de junho de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)