Com a bênção de Bolsonaro, aumenta o garimpo ilegal

Bolsonaro garimpo

Roraima exportou quase 200 kg de ouro para a Índia, desde setembro, sem ter um mina ou garimpo legalizado sequer. O dado é do Comex Stat, portal do Ministério da Economia.

Só uma conclusão é possível: está acontecendo uma explosão de garimpos ilegais no estado, principalmente no território Yanomami.

Segundo a BBC, “investigadores trabalham com as hipóteses de que o garimpo ilegal cresceu tanto que ficou difícil ocultá-lo dos registros oficiais e de que há um esquema para fraudar a origem do ouro proveniente de áreas indígenas.”

Por coincidência, ontem um avião monomotor foi pego no aeroporto de Goiânia levando mais de 100 kg de ouro. Não se sabe a origem.

Vale lembrar uma reportagem de Amanda Audi para o The Intercept, de novembro passado: “é impossível precisar o número de garimpeiros que atuam de modo ilegal no país – a estimativa é entre 80 mil e 800 mil. Eles se concentram em regiões ermas, em Terras Indígenas preservadas, muitas vezes só acessíveis por helicóptero ou barco. A atividade clandestina destrói a vegetação e os rios. Um relatório recente da Polícia Federal mostrou que o garimpo de ouro no Pará despeja o equivalente a um desastre do rio Doce a cada 11 anos.” A matéria conta a ligação do presidente com o garimpo desde Serra Pelada.

 

ClimaInfo, 13 de junho de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)