Preocupa o grande número de incêndios florestais em Roraima

incêndios florestais em Roraima

Ao contrário do restante do país, o começo do ano é o período de mais incêndios florestais em Roraima. O que chama a atenção é que eles vêm aumentando explosivamente. Só nesses primeiros 5 meses do ano, o INPE registrou 4.600 focos de incêndio ativos. Em todo o ano passado os incêndios chegaram à metade deste número, 2.383, e em 2017, 1.565 incêndios.

Uma matéria de Caio de Freitas, no Colabora, destaca o caso do Parque Nacional do Viruá, no centro do estado, no município de Caracaraí. Freitas conta que “o parque foi a Unidade de Conservação mais atingida em 2019, de acordo com o ICMBio – uma consequência do fato de estar no município com o maior número de queimadas em todo o país.”

Caio conversou com o superintendente de Prevenção e Combate a Incêndios do ICMBio, Christian Berlinck, quem apontou “indícios de que os incêndios do Parque Nacional do Viruá tiveram origem

fora da unidade, pois teriam vindo de propriedades particulares ao redor”, o que aponta para a dinâmica de expansão das fronteiras agrícolas e dos latifúndios a partir da ocupação irregular.

O artigo merece ser lido porque conta mais sobre essa ocupação irregular que acontece em toda a Amazônia e o temor que o atual governo incentive ainda mais a derrubada da floresta.

 

ClimaInfo, 14 de junho de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)