União Europeia não quer mais produtos que geram desmatamento

União Europeia desmatamento

A União Europeia pode começar a tomar medidas para restringir a entrada de produtos agrícolas ligados ao desmatamento de florestas tropicais. No ano passado, a UE lançou a iniciativa “Desflorestação e degradação florestal – intensificação da ação da UE”, por conta de constatações, como a feita pela FAO, que culpa a agricultura por 80% do desmatamento nos países tropicais.

O El País teve acesso a um documento a ser lançado pela iniciativa onde é dito que a UE está estudando a restrição da importação de produtos que gerem desmatamento, admitindo que os hábitos de consumo dos europeus ajudam a acelerar a perda de cobertura florestal. A matéria cita uma versão preliminar do documento, dizendo que “a Comissão Europeia explorará os benefícios potenciais de medidas regulatórias adicionais para minimizar o risco de desmatamentos associados às importações.”

O El País cita expressamente “a madeira, a soja (proveniente do Brasil e da Argentina), o óleo de palma (da Indonésia e Malásia) e o cacau (de Gana e Costa do Marfim). Outros bens como o café, a borracha, o milho e a carne também estão por trás do desmatamento indiscriminado.”

 

ClimaInfo, 14 de junho de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)