Preparatória da COP25 começa em Bonn

COP25 Bonn

Começou em Bonn a reunião de preparação para a Conferência do Clima deste ano, a COP25. O pessoal do Observatório do Clima (OC) está por lá e usou o twitter para dizer o que espera da reunião.

Embora a expressão “emergência climática” aos poucos esteja ocupando o lugar da morna “mudança climática”, a velocidade modorrenta das negociações parece ser a mesma de sempre. Aparentemente os protestos de jovens de todo o mundo, os protestos da Extinction Rebellion e a exortação feita pelo Papa Francisco aconteceram em um outro planeta muito ameaçado pelo clima.

Claudio Angelo, do OC, relatou uma fala do chefe da delegação, Leonardo Cleaver, a respeito das negociações em torno do artigo do Acordo de Paris que trata de mercados de carbono. Cleaver se disse interessado em concluir as negociações do tema na COP25, mas diz estar faltando em Bonn um compromisso mais firme dos países desenvolvidos com o financiamento climático: “Falar de ambição sem prover meios de implementação é um ato oco.” Até o ano passado, o Brasil era um dos poucos países a trabalhar duro para bloquear estas mesmas negociações.

Em tempo: a lista de credenciados para a reunião de Bonn indica que a delegação brasileira segue com participantes históricos.

 

ClimaInfo, 19 de junho de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)