Os custos do aumento da produtividade agropecuária sem mais desmatamento

agropecuária

A Climate Policy Initiative (CPI/PUC-Rio) publicou um resumo dos principais resultados de uma pesquisa recente que estimou os custos de capital necessários para a maximização da produtividade agropecuária no Brasil sem o aumento do desmatamento.

Os pesquisadores concluíram que o país pode aumentar o valor da produção agrícola entre 79 e 105%, e o valor da produção pecuária em 27%, sem mais desmatamento.

Para alcançar tais ganhos, os produtores teriam que usar mais insumos e acumular capital. Essa transição para uma agricultura mais eficiente levaria a um aumento de 44 a 51% nos custos operacionais, assim como a um aumento de 48 a 52% no valor dos equipamentos agrícolas.

Os resultados oferecem evidências e ideias sobre possíveis mudanças nas políticas públicas necessárias para ajudar os produtores a superarem as restrições que dificultam a modernização de suas práticas, tecnologias e equipamentos. Dessa forma, o país pode garantir uma transição em direção a um modelo de produção agrícola mais eficiente e menos intensivo em terra.

A íntegra do documento pode ser obtida no site do CPI.

 

ClimaInfo, 25 de junho de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.