Brasil e Arábia Saudita saem de Bonn como vilões do clima

Brasil Arábia Saudita

A nova diplomacia brasileira também deixou sua marca na reunião preparatória em Bonn, onde o Brasil integrou o time dos que atravancaram o livro de regras do Acordo de Paris, ao lado da Arábia Saudita. Os negociadores brasileiros insistem em aproveitar os créditos de carbono que sobraram do Protocolo de Quioto e querem enfraquecer as regras relativas à dupla contagem.  Para quem quer entender a posição brasileira, Claudio Angelo, do Observatório do Clima conseguiu explicar de forma bem simples.

O objetivo do encontro que terminou ontem na Alemanha era deixar quase tudo pronto para ser aprovado na Conferência do Clima no final do ano. Mas o texto final permanece cheio de lacunas e, agora, sem as conclusões do Relatório 1,5°C, graças ao veto da Arábia Saudita, com o apoio meio velado dos EUA, Irã e Rússia. Assim, o texto ficou sem a urgência e a profundidade das mudanças preconizadas pela ciência.

Ironicamente, os negociadores só precisariam sair do ar condicionado para sentir a forte onda de calor que assola a Europa esses dias – um dos claros exemplos de como o clima está mudando.

 

ClimaInfo, 28 de junho de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)