Ex-ministros de Ciência e Tecnologia assinam manifesto contra o governo

ex-ministros de Ciência e Tecnologia

Quase todos os ex-ministros de Ciência e Tecnologia desde o governo Collor assinaram um manifesto contra o desmonte da ciência promovido pelo governo Bolsonaro: “Não podemos concordar com as recorrentes manifestações, por parte das autoridades do governo, que negam evidências científicas na definição de políticas públicas (…) não se pode permitir a criação de condições que estimulem a evasão de nossos melhores cérebros (e nem) a ausência de representantes da comunidade científica em comitês e conselhos governamentais”.

Assinaram o manifesto José Goldemberg, Luiz Carlos Bresser-Pereira, Ronaldo Sardenberg, Roberto Amaral, Sérgio Machado Rezende, Aloízio Mercadante, Marco Antonio Raupp, Clélio Campolina, Aldo Rebelo e Celso Pansera.

Já houve iniciativas similares de ex-ministros do Meio Ambiente, da Educação e da Justiça. Para as próximas semanas, devem aparecer manifestações semelhantes de ex-ministros da Cultura e da Saúde. A notícia é da Folha.

Em tempo 1: Gilberto Kassab não assinou o manifesto.

Em tempo 2: Para quem se interessa em saber o que os jovens pensam sobre ciência e tecnologia, vale conhecer uma pesquisa divulgada pela Fiocruz: “Os jovens manifestam dúvidas, também, sobre controvérsias sociais e políticas que atravessam a ciência hoje. 25% acredita que vacinar as crianças pode ser perigoso; 54% concorda que os cientistas possam estar ‘exagerando’ sobre os efeitos das mudanças climáticas; 40% dos jovens diz não concordar com a afirmação de que os seres humanos evoluíram ao longo do tempo e descendem de outros animais.”

 

ClimaInfo, 2 de julho de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)