Disputa saudita sobre a ciência do relatório do IPCC 1,5°C levanta frustração com o modelo de consenso da ONU

Relatório do IPCC

Artigo da Climate Home News informa sobre as consequências da exclusão do relatório do IPCC da negociação formal da ONU sobre a mudança climática. “Os diplomatas expressam, off the record, uma crescente frustração com as táticas usadas pela Arábia Saudita, depois que o petroestado se recusou a se envolver em um debate substantivo sobre a melhor maneira de usar o relatório do IPCC sobre 1,5°C de aquecimento”, diz o artigo.

Um diplomata europeu descreveu a atmosfera política das conversações técnicas sobre o clima em Bonn como “tóxica”: “Precisamos ser inteligentes sobre como usar o espaço da ONU para obter ganhos políticos e impulsionar a ambição”, disse o negociador, “e observar que a falta de consenso paralisa todo o sistema”.

Yvo de Boer, diretor de Mudança Climática da ONU de 2006 a 2010, disse ao Climate Home News que grupos de países devem ter espaço para discutir tópicos de interesse comum “sem ter todos na sala”. “Nem todos os consensos precisam de unanimidade. Quando há um consenso claro sobre algo, às vezes parece um pouco exagerado alcançar a unanimidade”, disse ele.

 

ClimaInfo, 9 de julho de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.