Noruega rejeita mudanças propostas para o Fundo Amazônia

Noruega

André Borges relata no Estadão que o ministro do Clima e Meio Ambiente da Noruega, Ola Elvestuen, não aceitou a proposta do governo brasileiro que altera a estrutura de gestão do Fundo Amazônia. Na nota oficial, Elvestuen diz que “sob nosso ponto de vista, o Fundo tem funcionado bem até agora e estamos satisfeitos com nosso acordo com o Brasil. Não vemos necessidade de mudar a estrutura de direção do Fundo da Amazônia. Nós enfatizamos que não pode haver mudanças na estrutura de direção do Fundo sem o consentimento da Noruega como parte do acordo.”

Para a Reuters, o ministro comentou as notícias sobre o crescimento do desmatamento: “Estamos preocupados com os acontecimentos recentes no Brasil e dados sobre o aumento do desmatamento na Amazônia.” Perguntado sobre o Fundo, ele disse que “seria um retrocesso se o Fundo, que tem sido uma inspiração importante para outros países com florestas tropicais, encerrar as atividades. Iniciar uma forma de cooperação com o Brasil que enfraqueça a fundação de nossa parceria não é uma opção.”

Salles insiste dizendo que é preciso “adotar as medidas que forem adequadas para reduzir ainda mais o (desmatamento) ilegal, mas essa melhoria, na nossa opinião, passa por uma melhoria na gestão de recurso.”

Seguindo sua trajetória, Salles não terá recurso algum para gestar.

 

ClimaInfo, 10 de julho de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)