Parece existir uma causa comum para as secas graves na América do Sul e as ondas de calor marinhas no Atlântico Sul

secas

Uma tremenda convecção atmosférica sobre o Oceano Índico se propagou como uma onda até o Atlântico Sul e acabou provocando as fortes ondas de calor em todo o país e a agudização da seca que atingiu o Nordeste em 2013-14.

Este é o resultado de uma pesquisa que acaba de sair na Nature Geoscience conduzida por cientistas brasileiros e australianos com o apoio da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional americana (NOAA).

Regina Rodrigues, da Universidade Federal de Santa Catarina, explicou que “a onda atmosférica produziu uma enorme área de alta pressão que ficou parada na costa leste do Brasil. Os impactos da seca que se seguiram foram intensas e duradouras, triplicando os casos de dengue, causando a crise hídrica de São Paulo e a quebra da safra de café.”

Os pesquisadores examinaram ondas de calor marítimas nas costas brasileiras desde 1980 e viram que esta de 2013 não foi a única. Mas que elas estão aumentando em intensidade e em frequência.

O trabalho mostra um fenômeno climático que atravessou meio mundo para provocar estragos. Alex Sen Gupta, da ARC Centre of Excellence for Climate Extremes australiana, disse que “aqui temos outro exemplo de quão interconectado nosso mundo é. Ao final, nosso objetivo é entender e usar essa complexas conexões remotas para prover alertas de antemão de eventos extremos de alto impacto ao redor do mundo.”

 

ClimaInfo, 10 de julho de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)