Petroleira recomenda a queima de fósseis e o plantio de árvores

petroleiras

Metas verdes demais estabelecidas na Europa forçarão as empresas mais emissoras a se mudarem para países menos verdes. O resultado será uma Europa mais limpa, mas com menos empregos e com uma economia menor, enquanto as emissões globais continuarão a aumentar nos países menos restritivos.

Essa é a opinião expressa no Financial Times por Antonio Brufau, CEO da petroleira espanhola Repsol, que, claro, precisa continuar vendendo petróleo na Europa. Para isso, ele propõe um imposto sobre a gasolina e o diesel que destine parte dos recursos arrecadados ao plantio de muitas árvores de modo a compensar as emissões dos veículos. Brufau diz que os políticos deviam ter uma visão climática mais prática e parar de usar as petroleiras como bodes expiatórios.

Há vários problemas no discurso. O mais gritante é que o não enfrentamento da crise climática custa muito mais para a sociedade do que deixar os fósseis no subsolo. Mas chama a atenção a noção colonialista de que o mundo não desenvolvido está condenado a ser mais poluente do que a Europa, e será sempre o lugar onde se pode plantar as árvores necessárias para compensar as emissões do seu produto.

 

ClimaInfo, 17 de julho de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)